Projetos com o ms-project

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITOS DE PROJETOS




Assim como os termos sistemas, organização, líder e comunicação perdem sua força no ambiente empresarial por estar com freqüência em situações indevidas ou até mesmo sem sua aplicação correta, o termo projeto também deve ser bem definido para que não perca seu real conceito.

São vários os conceitos para projetos, porém todos muito próximos.Segundo Menezes, Luís César de Moura (2009, p. 44),




Um empreendimento único que deve apresentar um início e um fim claramente definidos e que, conduzido por pessoas possa atingir seus objetivos respeitando os parâmetros de prazo, custo e qualidade.




Para Vargas, Ricardo Vianna (2000), projeto pode ser definido como um empreendimento nãorepetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido.

Todo projeto deve ser conduzido por pessoas, conhecidas como stakeholders, que são as partes interessadas e envolvidas dentro do projeto.

De acordo com A norma ISO 10.006 (Diretrizes para qualidade de gerenciamento de projetos)projetos é um processo único, consistindo em um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Seguindo os conceitos acima, vimos que projetos tem por definição uma data de início e término definidos, sendo a última a chave para determinarse um trabalho é um projeto, pois projeto, em sua maioria é confundido dentro das organizações como uma atividade rotineira, para que isso não ocorra mais, afinal, o que é projeto?

1 O Que é Projeto?




Projeto é um instrumento essencial para qualquer atividade de mudança e geração de produtos e serviços, pode ser utilizado em qualquer área de conhecimento bem como no nossodia-a-dia. (Torreão, 2005).




Segundo Vargas (2000, p.7), projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade.Entretanto muitas vezes os projetos são confundidos com trabalhos rotineiros, a diferença se encontra no tempo e na produção, os trabalhos rotineiros não têm começo e nem fim, pois eles são contínuos, enquanto o projeto é temporário por natureza e produz um só produto ou serviço. (Heldman, 2005).

Com estas definições, podemos citar as principais características de um projeto:

• Processoprévio de planejamento;

• Parâmetros pré-definidos (custos, tempo, recursos, equipamentos);

• Início de fim definidos;

• Individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido;

• Realizado por pessoas.



De acordo com Reis (2005), o foco principal de um projeto é alcançar uma meta identificada, sendo de responsabilidade do gerente de projeto encaminhá-lo emdireção a esta meta, de acordo com todos os parâmetros pré-estabelecidos.

1.2 O Que é Gerenciamento de Projetos?




Gerenciamento de Projetos – GP é do ramo das Ciências Gerenciais, e tem por objetivo tratar do planejamento e controle de projetos.

Para um bom gerenciamento de projetos o gestor de projetos deve saber aplicar seus conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às suasatividades. O guia PMBOK – Project Management Body of Knowledge, propõe nove áreas de conhecimento, que são: escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicações, riscos, aquisições e integrações.

Para gerenciar um projeto é necessário planejar sua execução antes de iniciá-lo, e então acompanhar o seu andamento, controlar o projeto. Durante o planejamento do projeto é que são...
tracking img