Projetos ambientais inseridos em diferentes ramos da engenharia mecânica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE
Ciência do ambiente


Brenno Campos Dias Almeida
Carlos Eduardo Simplicio de Moura
Fabio Mello Bepe
Igor Broca Da Silva
Renan Maciel Dos Santos
Willian Alves de Toledo
1ºEDA



São José dos Campos
04/03/2013


Brenno Campos Dias Almeida
Carlos Eduardo Simplicio de Moura
Fabio Mello Bepe
Igor Broca Da Silva
Renan MacielDos Santos
Willian Alves Toledo


Projetos ambientais inseridos em diferentes ramos da Engenharia mecânica


Projeto apresentado como exigência para avaliação final da disciplina “Introdução a Engenharia” da ETEP, sob a orientação do prof. Jorge Tadao.







Introdução:
Nesse trabalho vamos mostrar alguns projetos de engenharia mecânica que tem relação como meio ambiente, desde a ideia do projeto , seu desenvolvimento como também suas vantagens e desvantagens e o impacto que ele tem no meio ambiente.
Os projetos:
Energia eólica:
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares com muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de umgerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão quando se trata de requisitos limitados de energia elétrica.
Aenergia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa. Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante nofuturo, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado. Em países com uma malha hidrográfica pequenos, a energia eólica passa a ter um papel fundamental já nos dias atuais, como talvez a única energia limpa e eficaz nesses locais. Além da questão ambiental, as turbinas eólicas possuem a vantagem de poderem ser utilizadas tanto emconexão com redes elétricas como em lugares isolados, não sendo necessária a implementação de linhas de transmissão para alimentar certas regiões.

Vantagens:
* Inesgotável
* Não polui, nem gera resíduos
* Diminui a emissão de gases do efeito estufa
* Parques eólicos são compatíveis com a utilização do terreno como a criação de gados
* Excelente rentabilidade
* Escassamanutenção
* Uma das fontes mais baratas de energia

Desvantagens:
* Os parques eólicos produzem poluição sonora e visual
* Disponibilidade de energia diária varia de um dia para outro
* Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagemhidroelétrica

Energia Solar:

A Energia solar é a designação dada a todo tipo de captação de energia luminosa,energia térmica (e suas combinações) proveniente do sol, e posterior transformação dessa energia captada em alguma forma utilizável pelo homem, seja diretamente para aquecimento de água ou ainda como energia elétrica ou energia térmica
Os métodos de captura da energia solar classificam-se em diretos ou indiretos:
* Direto significa que há apenas uma transformação para fazer da energia solar umtipo de energia utilizável pelo homem. Exemplos:

* A energia solar atinge uma célula fotovoltaica criando eletricidade. (A conversão a partir de células fotovoltaicas é classificada como direta, apesar de que a energia elétrica gerada precisará de nova conversão - em energia luminosa ou mecânica, por exemplo - para se fazer útil.)

* A energia solar atinge uma superfície escura e é...
tracking img