Projetointegrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
conceito lifestyle center, que se caracteriza por agregar inúmeros serviços em um espaço diferenciado. A proposta é fazer do shopping uma extensão do estilo de vida dos consumidores, oferecendo, além das lojas, praça de alimentação, academia, espaço cultural, lazer e serviços, que inclui supermercado, agência bancária, caixa 24 horas, SPA, farmácia e laboratório de análises clínicas.06/07/2011
As últimas tendências de shopping centers
Um dos destaques da Recon Las Vegas, uma das feiras mais importantes do mundo, realizada no mês passado, foi o debate de temas como sustentabilidade, experiência de compra e tendências do mundo dos malls, a feira expôs dados inovadores do mercado, apresentados pelo sócio-diretor da BrandWorks e especialista em shoppings Luiz Alberto Marinho.
Noquesito tendências dos shoppings foi apresentado que, no passado, os shoppings eram predominantemente prédios fechados, escuros e ocupados por lojas. Já os novos projetos agora exploram largamente o uso de espaços abertos, onde as pessoas possam ver o céu e até tomar chuva. “Mesmo shoppings mais antigos, que nasceram com o conceito de caixotes fechados, começam a agregar boulevares e praças”, comentouMarinho.
Uma característica importante dos shoppings no século 21 é o foco no entretenimento - os empreendimentos que conseguirem oferecer maior e melhor diversão saem na frente. Isso inclui não apenas cinemas e áreas de recreação, mas também diferentes opções gastronômicas, que já começam a ser tidas como âncoras em malls internacionais.
Outra tendência do mercado é a construção de complexoscom áreas de uso misto, onde varejo, escritórios, hotéis, lazer e edifícios se misturam. Outlets e `lifestyle centers` também ganharam atenção especial na apresentação, revelando-se como bons exemplos de sucesso, apesar de serem direcionados a diferentes públicos.
Atraindo a atenção de frequentadores em busca de lugares agradáveis onde não vão necessariamente para fazer compras, os lifestylecenters cativam o público por meio de opções de lazer, sendo possível encontrar diversão e descanso para crianças e adultos nos locais.
Na avaliação de Marinho, isso tudo reflete uma mudança importante na cabeça do consumidor, que hoje vai aos shoppings movido não mais pela necessidade e sim pelo desejo de se sentir bem, o que obriga essa indústria a deixar de construir templos de consumo e abraçar aideia de centros de diversão, conveniência e convivência.
Fonte: Portal do Shopping

Quando surgiu o primeiro shopping?
por Artur Louback Lopes
Depende do que você considerar shopping center. Se for simplesmente um local construído para várias pessoas negociarem coisas, o marco inicial talvez sejam os grandes bazares persas - o de Isfahan data do século 10. Mas, considerando a concepçãomoderna de shopping center como u local que oferece produtos dos mais diversos tipos e opções de entretenimento, o título pode ser conferido à galeria Le Bon Marché ("O Bom Mercado", em francês), em Paris, cuja fundação data de 1852. Mas não pense que a primazia dos franceses é unânime. Os opositores argumentam que, apesar de oferecer uma variedade de produtos, as galerias francesas eram lojas dedepartamentos e não shopping centers. São esses os que puxam a brasa para a sardinha dos americanos. Mas, se aceitamos o shopping como uma invenção americana, caímos em outra controvérsia: para alguns, o primeiro foi o Country Club Plaza, em Kansas City, fundado em 1922; para outros, o verdadeiro pioneiro é o Market Square, em Chicago, que abriu as portas seis anos antes. Ambos tinham lojas de diversostipos, opções de lazer e área específica para estacionamento de carros, o que é um ponto importante no conceito americano. A diferença é que o Country Club nasceu com um sistema de gerenciamento mais próximo do atual, com uma entidade independente organizando a distribuição do espaço e alugando lotes para o dono de cada loja. Ambos seguem em funcionamento até hoje, assim como o primeiro...
tracking img