Projetoeducaoinclusiva2 111111062327 Phpapp02

3804 palavras 16 páginas
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
RUA ANTERO DA ROCHA MONTENEGRO, S/N
CENTRO CEP. 44690-000 – VÁRZEA NOVA – BAHIA
TELEFONE: 74 3659 2243

Projeto- Educação Inclusiva

A implantação do Atendimento Educacional
Especializado nas escolas regulares do município de Várzea Nova.

Cássia Antônia dos Santos Bastos
Coordenadora do AEE/Educação Especial

Várzea Nova, março de 2009
1

Uma viagem de mil milhas...
...começa com o primeiro passo.
Lao-tsé.

1-Problema
A inclusão dos alunos com necessidades Educacionais Especiais, nas escolas regulares de ensino, é uma exigência das Leis, mas, o que fazer para que nossas escolas se tornem verdadeiramente inclusivas e as necessidades desses alunos sejam atendidas?

2-Público-alvo.
Este projeto visa atender na sala de recursos multifuncionais e apoiar nas salas regulares de ensino, os seguintes alunos:


Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um

neuropsicomotor,

quadro

de

alterações

comprometimento

nas

no

desenvolvimento

relações

sociais,

na

comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.


Alunos com altas habilidades/superdotação; aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

Também contempla professores da rede regular de ensino, pedagogos e diretores escolares quanto à promoção de capacitação em serviço.

3- Justificativa.
Este projeto surgiu da necessidade de ter

Relacionados