Projetodepesquisamusicaemovimento

3121 palavras 13 páginas
I. Introdução
A música faz parte da vivência humana, desde muito cedo a criança entra em contato com essa cultura musical, tornando-se parte de sua linguagem e de sua forma de conhecimento. Ela proporciona o desenvolvimento da expressão, da autoestima, autoconhecimento além de ser um excelente meio de interação social. “A música utilizada na prática educativa tem como desígnio primordial estimular a criança, favorecendo que ela se socialize, expresse suas emoções e amplie seu conhecimento” (SARAIVA, 2013, p.15).
A música foi abordada na educação infantil devido a importância fundamental dessa etapa na vida da criança. Nesta fase ela explora de maneira ativa e dinâmica o mundo ao seu redor, quando estimulada absorve o mundo, expressa sentimentos e desenvolve habilidades motoras e cognitivas. “O corpo expressa música, mas também transforma-se em ouvido, transmutando-se na própria música. No momento em que isso ocorre, música e movimento deixam de ser entidades diversas e separadas, passando a construir em sua integração com o homem, uma unidade” ( FONTERRADA, 2005,p.120).
“(...) em muitas escolas por todo país, o uso da música no dia-a-dia, é apenas para marcar mudanças de momentos em sala de aula (lanches, sono, atividade, parque, etc) ou deixando-a passar despercebida, ignorada em sua importância” (Saraiva, 2013, p. 15), ela é importante para o aprendizado e desenvolvimento da criança e deve ser praticada frequentemente, pois vai além do simples aprender, representa muito mais neste processo tão fundamental na vida do ser humano.

I. 1. Objetivo
O objetivo desse projeto, portanto é fazer algumas considerações a respeito da importância do lúdico, mais especificamente da música na educação infantil em crianças de três à quatro anos, na creche Carmem Amabile Coelho Alves, Sementinhas de Vida na cidade de Franca, visando colaborar com o seu desenvolvimento integral, propondo atividades musicais que estimulem as habilidades motoras, psíquicas e sociais, e

Relacionados