Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4811 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]

Centro Universitário UNIRG

Departamento de Psicologia


A Atuação do Psicólogo junto a gestantes no pós parto e puérperio em adolescentes realizado no Hospital Materno Infantil de Gurupi – TO.

Projeto apresentado ao Centro Universitário UNIRG – SIAPE como requisito parcial à obtenção de nota da P-II da disciplina de estágio básico –II do 5° período noturno de psicologia.


JUNHO – 2011

GURUPI - TOCANTINS

SÚMARIO

“Há muito mais continuidade entre a vida intra-uterina e a primeira infância do que a impressionante coesura do ato do nascimento nos permite saber.” (freud, 1926).

Resumo

As adolescentes grávidas e jovens mães precisam de apóio psicológico neste ciclo gravídico-puerperaldevido as grandes alterações advindas deste processo do desenvolvimento humano e suas implicações ao psiquismo da mulher. Frente a essa realidade e cientes do papel das Instituições de ensino no sentido de transformar a realidade na qual se encontram inseridas.

Desta forma, propusemo-nos a desenvolver a avaliação da atuação do psicólogo hospitalar frente á ansiedade das adolescentes quevivenciam uma gestação, acompanhando-as até o período de puérperio e pós parto na Unidade hospitalar do Hospital Materno Infantil de Gurupi-Tocantins.

Este projeto foi um instrumento relevante de inserção da Psicologia no campo da saúde materno-infantil que teve como objetivo geral oferecer apóio psicológico a adolescentes grávidas, prevenindo a ocorrência da segunda gestação e oferecendo informaçõesbásicas relativas á saúde em período crítico da vida das adolescentes.

Palavras- chave: psicologia, gestantes, puérperio, parto e pós parto.

Introdução

Este projeto surgiu do interesse em compreender melhor a realidade do exercício da profissão de psicólogo clínico em maternidades. Trata-se de uma área profissional ainda em expansão, como se observa na crescente oferta de cursos deextensão e de especialização voltados para a prática psicológica em hospitais, principalmente relacionadas á atuação do psicólogo no que diz respeito a humanização e apóio a adolescentes grávidas.

Para dar início a este estudo, buscaram-se trabalhos relacionados diretamente ao tema escolhido, a fim de verificar o que já se havia produzido em termos de atuação do psicólogo hospitalar junto agestantes no pós parto e puérperio em adolescentes.

O desenvolvimento psicológico humano processa-se de forma contínua e dialética, o que torna possível a reestruturação, modificação e reintegração da personalidade, que, segundo Maldonado (1985) poderia ocorrer por intermédio de duas situações: por uma crise ou por uma transição no cotidiano da pessoa.

A vida da mulher apresenta três momentos oufases marcantes e intensos, quais sejam: adolescência, gravidez e climatério (Maldonado, 1985). Estas fases vão exigir uma necessidade de adaptação, reajustamentos interpessoais e intrapsíquicos e mudança de identidade.

A gravidez é dividida em três trimestres. No primeiro trimestre ocorre a fase de percepção da gravidez, que depende de como cada mulher está em sintonia com seu corpo. Após apercepção tem a fase de ambivalência que seria: estar ou não estar feliz, querer ou não querer a gravidez, aceitar ou não aceitar, sendo essa fase o início de grandes transformações interpessoais e intrapsíquicas, aceitação familiar, dentre outras.

A gravidez e o puerpério são influenciados por múltiplos fatores, desde os de natureza biológica até as características sociais e econômicas dapopulação, além do acesso e qualidade técnica dos serviços de saúde disponíveis à população. Entre essas alterações encontram-se a mudança de identidade e reestruturação dos papéis desempenhados até então, levando a gestante a rever sua identidade como filha e suas capacidades para exercer a maternidade, trazendo à tona suas experiências, tanto positivas quanto conflituosas, relativas a própria mãe. Há a...
tracking img