Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS














A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
















TERESINA – PÍ

2013










A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL CONTÁBIL











Pré-projeto apresentada à coordenação do Curso de CiênciasContábeis da Faculdade Anhanguera, em cumprimento aos requisitos necessários para a obtenção do grau de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador (a): Eliana Linhares Bezerra





TERESINA – PI
2013

RESUMO


O profissional contábil exerce papel fundamental na sociedade, pois é a partir das informações fornecidas por ele, que os usuários da contabilidade tomam decisões empresariais.
AÉtica é a ciência vinculada ao julgamento de apreciação moral, sobre juízos de valores éticos amarrados à distinção entre o bem e o mal. Ela é um valor de primeira grandeza para profissional. Nunca o contabilista deve abrir mão de certos princípios, com s honestidade e a transparência, o problema é o que faz para manter os princípios. Sendo, falar de ética profissional é dizer que a realização dohomem, e da felicidade de cada um é a construção do bem de todos, pelo desempenho da atividade. Como isso, a ética vai analisar, explicar e identificar a responsabilidade Fo profissional contábil. Um profissional contábil exerce a profissão com zelo, diligência, honestidade, guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito. O não profissional recusar-se a prestar contas dequantias que lhe forem, comprovadamente, confiadas; retém abusivamente livros, papéis ou documentos, comprovadamente confiados à sua guarda; exercer atividade ou ligar o seu nome a empreendimentos com finalidades ilícitas.
Para estudar e analisar o tema proposto utilizarei de procedimentos metodológicos para aquisição de conhecimentos do tipo exploratório e analítico, com abordagem quantitativa.Palavras-Chave: Ética, Responsabilidade, Conduta







SUMARIO

INTRODUÇÃO 5
1 A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL CONTÁBIL 5
2 – JUSTIFICATIVA 6
2.1- Deveres e Obrigações dos Contabilistas 6
3 -ÉTICA 7
3.1- Conceitos e Objetivos 73.1.1 – Objetivo geral 8
3.1.2 – Objetivo especifico 9
4 - REFERENCIAS TEÓRICAS 10
5 – CRONOGRAMA 11
REFERENCIAS 12A ÉTICA E A RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

1- INTRODUÇÃO

O surgimento das grandes empresas e o desenvolvimento do comercio trouxe consigo a competitividade; no século passado ainda se vivia a fase empírica da contabilidade dominada por corrupção adquirida pela herança dapratica comum do período colonial onde a contabilidade era feita sempre como forma de beneficiar os donos das grandes propriedades, e esse legado também reflete no mercado onde as grandes empresas para demonstrarem boa saúde financeira acabem por maquiar sua contabilidade se tornando atrativas aos investidores Daí a necessidade de um comportamento ético a servir, a par do conhecimento técnicopropriamente dito, de inabalável esteio ao exercício dessa sofrida profissão.

















2 – Justificativa

2.1- Deveres e Obrigações dos Contabilistas

São vários os deveres e obrigações do contabilista, entretanto, dentre eles podemos destacar um como sendo o mais importante. O artigo Art. 2º diz: I – exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada...
tracking img