Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

CURSO LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS








DARLANGE GAIA SOUZA RAFAEL
ELIANE MESQUITA DE PAIVA
MARIA APARECIDA ALENCAR






LINGUAGEM VIRTUAL COMO FORMA DE INTERAÇÃO


















PETROLINA
2012

DARLANGE GAIA SOUZA RAFAEL















RELATÓRIORelatório apresentado a Universidade de Pernambuco de Petrolina, 1ª unidade, da disciplina de Prática VII – O ensino da Língua e suas Variedades no Cotidiano Escolar, pelo Professor orientador Ms. Genivaldo do Nascimento.





















PETROLINA
2012
SUMÁRIO


1 JUSTIFICATIVA 04
2 PROBLEMA 08
3 OBJETIVOS 08
3.1 OBJETIVO GERAL 09
3.2OBJETIVOS ESPECÍFÍCOS 10
4 RFERENCIAL TEÓRICO 14
5 METODOLOGIA 14
REFERÊNCIAS 16
JUSTIFICATIVA

A sociedade contemporânea está cercada dos mais diferentes recursos tecnológicos como aparelho de celular, caixas eletrônicos nos bancos, internet, entre outros. Os avanços surgem como uma velocidade nunca vista em outros tempos, temos acesso a inúmeras informações e das mais diversasfontes que chegamos a nos sentir desinformados, porque muitas vezes não conseguimos acompanhar esse ritmo tão acelerado. A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo- nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo promover nossa inserção ao convívio social. Concebendoa linguagem como o mais valioso instrumento de interação a qual exerce vários usos sociais e culturais, a língua signo/privilegiado não é um instrumento neutro, um contingente de comunicação entre os homens, mas principalmente a expressão de sua diferença.

A proliferação da internet no mundo tem mudado e muito os costumes da população, inclusive as formas e recursos utilizados para noscomunicarmos. È importante admitir que a escrita virtual ou o “internetês” como também é conhecida, conta com uma criatividade extraordinária de seus usuários, prova disso são as inúmeras “caracteretas” que, podem expressar os mais variados sentimentos.

Na conversa virtual, o uso da linguagem abreviada, dos “emoctions” das caracteretas é freqüente, já que não existe a expressão facial, e, diferenteda conversa telefônica, não é possível sentir a entonação da voz de quem fala, nesse caso de quem escreve. Então, para evitar mal entendidos, os internautas utilizam os mais diversos recursos para fazer da língua falada-escrita uma conversa informal e irreverente, o que a torna muito atrativa. Para isso os seus usuários usam as expressões criadas através do alongamento das palavras e pontuações,como segue:

.






Ao refletir sobre o diálogo virtual é necessário considerar não só as interações, mas, a linguagem que constitui essas interações. Faz-se então necessário compreender também os sistemas lingüísticos correntes nesses processos comunicativos.

Uma análise do diálogo virtual e da interação em atividade não-presenciais mediados pela internet precisa considerar a açãomediada e a ferramenta cultural, isto é, o meio tecnológico e social, a comunicação interativa, a linguagem e as formas do discurso, de modo a trilhar acminhos que leve à concretização de uma teoria da comunicativa no espaço virtual.

Os seres humanos são seres que constituem no dialogo com os demais, não podendo afirmar que cada um é de uma forma particular e, a partir de como cada um é, conversacom os demais. As conversações cumprem um papel ativo para construir cada indivíduo no tipo de pessoa que cada um é. O indivíduo e suas relações são interdependentes, sem privilégio de um sobre o outro.

Toda pessoa fica marcada pelas relações que estabelece, assim como imprime sua marca nas relações que mantém ao longo da vida. Segundo (KOCH, 2003:128) “è preciso pensar a linguagem humana...
tracking img