Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1 EDUCAÇÃO ESPECIAL 2

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2

3 OBJETIVOS 5

4 METODOLOGIA 6

REFERÊNCIAS 7























1 EDUCAÇÃO ESPECIAL

Este projeto de Estágio é sobre Educação Especial, sendo que o assunto a ser abordado é a inclusão do aluno especial no ensino regular e a visão do Orientador/Supervisor sobre esse processo. Desafios,dificuldades, facilidades e sobretudo muitas oportunidades em todas as partes que envolvem o processo de inclusão.

2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Ao longo dos tempos os portadores de deficiência foram julgados conforme as diferentes concepções do homem e da sociedade, influenciados por cada momento histórico. A história nos aponta políticas radicais de exclusão em relação à pessoa com deficiênciana sociedade.

Em Esparta, na antiga Grécia, a beleza e o culto ao corpo eram determinantes para a participação na sociedade. As crianças com alguma deficiência eram abandonadas nas montanhas e, em Roma, atiradas ao Rio Tibre. Acreditava-se que as mesmas apresentavam perigo para a continuidade da espécie.

Na Idade Antiga, pessoas com algum tipo de deficiência eram associadas à imagem dodiabo, da feitiçaria, da bruxaria e do pecado, sendo isoladas e exterminadas.

No início do século XIX, houve a tentativa de recuperar a criança com deficiência, com o objetivo de adaptá-la à sociedade para incluí-la em um processo de socialização a fim de eliminar seus aspectos negativos.

Neste mesmo século houve interesse de profissionais das ciências ao estudo da deficiência. A medicina sedestacou e ocupou espaço no estudo das deficiências com a descoberta de patologias. Porém, as pessoas com alguma deficiência continuavam separadas das demais, eram colocadas em asilos e hospitais, mas com o objetivo de tratamento médico.

O abandono e a discriminação das pessoas com deficiência eram atitudes normais até o início do século XIX, pois a deficiência estava associada à incapacidade,sem que houvesse alguma perspectiva de mudar este quadro.

Na década de 60 houve no Brasil um aumento considerável de instituições especializadas para atender clinicamente as pessoas com deficiência. Eram as escolas especiais, centros de reabilitação, oficinas protegidas, entre outras, que tinham caráter filantrópico em suas atividades.

Teve início no final da década de 60 um movimento pelaintegração social que tinha como objetivo inserir as pessoas com deficiência nos sistemas sociais gerais, porém este processo foi mais vivenciado na década de 80. O principal propósito desse movimento era inserir a pessoa com deficiência na vida social sem que o meio fosse modificado, onde a pessoa deveria ter sido preparada para entrar neste meio.

No início da década de 90, as pessoas comdeficiência passam a ser reconhecidas como cidadãos e aceitas na escola regular. O processo de Inclusão Escolar passa a fortalecer e ser o foco principal da Educação Especial, causando muitas transformações e contribuindo para que a pessoa com deficiência seja inserida no meio social.


2.1 INCLUSÃO: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Vivemos nos últimos anos muitas transformações no processo deinclusão, principalmente em relação a pessoas com necessidades especiais. Passou-se o tempo em que as pessoas com alguma deficiência ou limitação eram consideradas incapazes e excluídas da sociedade. Sabemos portanto que ainda há muito o que ser feito, pois a discriminação e a resistência à aceitação ainda estão presentes em nosso cotidiano.

A presença e participação em sala de aula de alunos comdeficiência acaba proporcionando aos demais a perda do medo do diferente e contribui aos poucos para a aceitação e interação. Mas sabemos que não basta apenas a presença do aluno em sala de aula, ele precisa participar e interagir com os demais com a finalidade de desenvolver, mesmo que a longo prazo, suas potencialidades.

A Declaração dos Direitos do Homem garante a educação para todos,...
tracking img