Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: Lugar de lixo é no lixo


JUSTIFICATIVA



A Escola Municipal Profª Laura Albuquerque exerce uma reflexão contínua sobre sua prática, o que lhe proporciona um resultado muito significativo na melhoria de seu ensino, na medida em que antigas certezas do fazer pedagógico podem ser flexibilizadas e dar lugar a novas formas, relaciona seu planejamento com temas atuais, onde se estabelececonstantes diálogos na ação pedagógica para a construção de uma educação que vise a ética e a cidadania. O princípio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, das experiências e da realidade de cada um. A partir dessa premissa, a escola Laura Albuquerque irá desenvolver o projeto: Lugar de lixo é no lixo, pois considera importante esta temática visando a qualidade de vida paratodos, ao conscientizar seus alunos, a sociedade recebe o reflexo das novas atitudes por eles vivenciadas. É importante e básico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade mediante este tema. Sendo assim, propomos a estudar a história do lixo, a reciclagem, a separação seletiva do lixo e a forma como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre as seguintes questões: Para onde vai e o que acontece com o lixo que colocamos à porta de nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos separá-lo?




Objetivo geral
• Proporcionar aos alunos conhecimentos necessários para que possam sentir-se sujeitos ativos das ações sociais e conseqüentemente indivíduos transformadores do meio

Objetivos específicosPúblico alvo: Alunos do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano)

Metodologia


Relação interdisciplinar (História e Geografia)
- O que é lixo?

- A coleta de lixo na nossa cidade
- Onde os lixos são despejados
- O que é reciclagem?
- O que se ganha com a reciclagem?
- Localização geográfica e pesquisas sobre a problemática do lixo.
-







[pic]Iguape – A EMEI “Profª. AmânciaAlves Muniz” fará uma exposição no dia 04 de junho, nas suas dependências, de brinquedos com materiais recicláveis (pets, latas e outros) feitos pelos alunos, com apoio de professores e funcionários. O Projeto visa conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem para o ambiente em que vivemos.

Projeto : “Brincando também se aprende “

RECICLAR O LIXO É UMA ATITUDE DE CIDADÂNIAPúblico Alvo : Alunos da Educação Infantil entre  04 a 06 anos de idade, professores, funcionários e comunidade escolar.

Séries: Educação Infantil e Série Inicial

Área de Estudo : Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia e Ciências.

Justificativa : É importante e básico para os  alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências eos estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.

Breve Histórico : Partindo  da premissa de que a escola que temos é, via de regra, a escola que queremos, e de que o princípio da construção do conhecimento deve ser fruto da interação, da vivência depráticas prazerosas, criativas e inerentes às necessidades humanas, o DEMI considera importante abordar a temática ambiental e a visão integrada do mundo, assim como a qualidade de vida. Sendo assim, propomos a estudar a reciclagem, a separação seletiva do lixo e a forma como o lixo afeta nossas vidas e nosso cotidiano, refletindo sobre  as seguintes questões: Para onde vai e o que acontece com o lixoque colocamos à porta de nossas casas? Se a cidade tem coleta seletiva de lixo, por que devemos separá-lo?

Objetivo: O objetivo geral do projeto é o de proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, voltando-se para as questões do meio em que vive, oportunizando práticas educativas para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que...
tracking img