Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Participação no mercado regional – Gravataí



Projeto apresentado para integralização das Práticas da disciplina de Teoria Geral das Organizações, do curso técnico em administração.

Professora: Patrícia Rossari





Gravataí
2012






SUMÁRIO

1. TEMA E PROBLEMA 01
2. JUSTIFICATIVA 02
3. OBJETIVOS 03
4. METODOLOGIA 04
5. CRONOGRAMA 05
7. PLANILHA DE CUSTOS DOPROJETO ................................................................ 06
6. REFERÊNCIAS 07










1. TEMA E PROBLEMA

Tema: Participação no mercado regional – Gravataí

Problema: concorrência e fatores econômicos que interferem na decisão de compra do cliente.



2. JUSTIFICATIVA

Este projeto justifica-se pela elevada concorrência no mercado de Gravataí, e este fator édeterminante para que a organização busque maneiras de aperfeiçoar os métodos de trabalho, criando novas estratégias de vendas, marketing e buscando maior margem de lucros junto aos seus fornecedores.
A análise da etapa do processo que agrega um maior valor ao produto final, é muito importante para a empresa entrar com força total na fidelização do cliente e principalmente fazer com que toda suaequipe comprometa-se com suas metas e resultados.
A pequena empresa também precisa conhecer sua concorrência. Acompanhando os passos dos concorrentes, é possível aperfeiçoar a estratégia corporativa em curto e longo prazo.
Antes de tudo, é necessário conhecer as próprias características - produtos que comercializa seu porte, os locais e a capacidade de atendimento -, e só depoiscompará-las com as de outras empresas idênticas ou semelhantes.




















3. OBJETIVOS

Se não é o mercado que sinaliza que o momento é propício para aumentar as vendas, é o faturamento da empresa que deixa a desejar. Quando um dos lados indica que é preciso agitar o negócio, é hora de estudar como impulsionar o aumento nas vendas.
No entanto, antes mesmo decolocar em prática qualquer estratégia, o trabalho mais penoso é identificar as competências e carências da empresa. Apenas ativar o mercado sem se preparar para atender à demanda pode afastar a clientela.
Depois de decidido o caminho, uma implantação rápida pode ser um passo decisivo para o sucesso.
Reveja os processos da companhia. A má gestão dos recursos pode acabar comprometendo os números,mesmo com um bom time de vendas atuando na ponta. Não basta improvisar, procure a ajuda de especialistas. “O empreendedor precisa entender que a empresa tem necessidade de conhecimento”, diz o professor da FIA, Antônio Lage Terassovich. Noções de gestão de pessoas e de contabilidade, por exemplo, são competências essenciais que o gestor de uma pequena ou média empresa deve possuir. “Se ele não temumas das competências, ele tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio”, recomenda o especialista.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Buscar novos fornecedores para proporcionar maior variedade de produtos

ü Buscar fidelização dos clientes através dos prazos de pagamentos

ü Buscar um atendimento personalizado e de qualidade, proporcionando maior satisfação ao cliente4. METODOLOGIA

Desenvolvimento de atividades:
Empresa: Foi realizada uma pesquisa de mercado para que se possa identificar qual a área crítica, onde precisam ser feitos os maiores esforços e investimentos. Analisar o mercado é visualizar a maneira de um negócio se concretizar no mercado, considerando os consumidores, a concorrência e osfornecedores. E a forma mais comum de se fazer esta análise é por meio da pesquisa de mercado.

Esta pesquisa consiste na coleta informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor. Quando realizada corretamente, oferece informações consistentes que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam processo decisório mais rico e preciso.
Além da pesquisa formal, ações como...
tracking img