Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Diversidade Cultural
TEMA: Diversidade cultural
INSTITUIÇÃO: Educação Infantil
PÚBLICO ALVO: Crianças 02(anos) de idade
TEMPO PREVISTO: A escolha.
JUSTIFICATIVA:
ü O Projeto Diversidade Cultural [->0], propõe uma discussão não só com as crianças, mas também com toda a escola sobre identidade cultural existentes em nosso país, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimentointerdisciplinar na linguagem oral, leitura e escrita. O trabalho com Literatura Infantil nos possibilita explorar a auto-estima das crianças desta faixa etária. Sendo assim, temos opções de histórias infantis como: As tranças de Bintou, Bonequinha Preta, Menina Bonita do Laço de Fita entre outras que pode ser explorado na escola, entrelaçando o preconceito racial, e buscando, suas origens, suasdescendência culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças, lendas e religião.E com isso, formar cidadãos críticos e autônomos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
OBJETIVO GERAL:
· Abordar a diversidade cultural, através do processo de conhecimentos literários no descobrimento de novas idéias e apropriar-se de novos repertóriosde forma prazerosa, rica e envolvente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Trabalhar a interação família escola;
ü Possibilitar a valorização da cultura brasileira, buscando uma verdadeira identidade cultural;
ü Valorizar a cultural através da leitura promovendo momentos de reflexão sobre este tema;
ü Estimular a formação de opiniões, para desenvolvimento de futuros cidadãos críticos éticos para aconsciência étnico-racial;
ü Desenvolver a auto-estima existente em cada educando, para que este possa relacionar-se com os seus pares;
ü Trabalhar no educador, a ética, a educação e a construção de uma auto estima positiva;
ü Criar vínculos afetivos com adultos e seus pares, fortalecendo a auto-estima e ampliando gradativamente sua e interação social;
RECURSOS:
ü Livros de histórias;músicas,CDs, micro systen; TV,DVs;, Revistas;,Reto projetor , Etc;
Este projeto começara a ser desenvolvido através de conversas informais, leituras infantis, atividade desenvolvida através da linguagem oral, escrita e diálogo entre si e com adultos.
Conteúdos
O conteúdo irá priorizar o desenvolvimento das crianças e suas capacidades de expressar a criatividade possibilitando a apropriação doconhecimento em diversas situações de aprendizagem. Isto se dará de forma espontânea com a participação em diferentes atividades envolvendo a percepção de situações que envolvam a necessidade de argumentar suas idéias de forma prazerosa. O faz de conta é um grande cenário, onde brincando podemos desempenhar autoridade, submissão, a coragem e o medo.

Busca-se neste projeto, compreender a nossa cultura,os elementos do folclore, os costumes e as regras sociais permitindo que nossas crianças possam estabelecer comparações e ampliar o seu repertório, através do conhecimento de outras culturas e outros povos. Seja a partir de estória infantil, como também do conhecimento de outras culturas.

Metodologia
A metodologia utilizada neste projeto busca uma ação educativa que visa garantir que acriança compreenda a diversidade cultural respeitando cada individuo e levando em conta o prazer lúdico. A utilização de recursos como Livros, Revistas, TV, vídeo, garante situações de aprendizagens, onde será desenvolvido a percepção das crianças em uma sociedade que vive em constantes mudanças.



Procedimento
Através da história infantil pode-se apresentar diversos contos e observardiferentes tipos de figuras como também, trabalhar a capacidade dos educando respeitando o limite e o potencial de cada um. Criação de trabalhos manuais através de pinturas, colagens, modelagens, etc.
A partir daí pode-se observar o desenvolvimento da criança como um todo.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS DURANTE O PROJETO:
ü Hábito de ouvir enquanto o outro fala;
ü Hábito de ler;
ü...
tracking img