Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A Pinuscam é uma empresa reconhecida no mercado de trabalho, tem no seu início um sonho, o de se tornar reconhecida e ao mesmo tempo ser responsável com o meio ambiente. Tal sonho se concretizou e ainda se aperfeiçoa hoje, a cada dia buscando melhorias para seus funcionários e para seu mercado e ao mesmo tempo está cada vez mais atenta a inovações que possam ajudar no seuprocesso de desenvolvimento sustentável.
Suas metas foram focadas no bem estar do ser humano e da natureza, e suas conquistas se devem ao trabalho bem elaborado de seus fundadores, que não desistiram em momento algum de lutar por seus objetivos, pelo contrário, ampliaram seus projetos buscando o que hoje vemos, uma empresa com propósitos e parceira do meio ambiente.

2. HISTÓRICOA história da Pinuscam começa em 1958, quando Nelson Lourenço Camolese e Gui Hetz fundam a Sobar – Sociedade Bandeirante de Reflorestamento Ltda, a qual presta relevantes serviços de reflorestamento em quase todos os hortos florestais do estado de São Paulo.
Em 1966 com a prorrogação da lei 5106 que estabeleceu o incentivo fiscal para o reflorestamento, o mesmo, ganha grande impulso, e aSobar implanta para terceiros no município de Guareí uma floresta com 20.000 hectares de Pinus nas décadas de 60 e 70.
Em 1988 neste local Nelson José Camolese, filho de um dos fundadores inicia com uma pequena empresa a industrialização de madeira plantada por seu pai, nascendo assim a Pinuscam.
Produzindo inicialmente madeiras para indústria de móveis logo, dedicou-se a produção depaletes.
Com a expansão de suas atividades a Pinuscam adquire no ano de 2001 em Tunas - PR uma área de 3.800 hectares, reflorestada com Pinus, onde instala sua segunda unidade.
Uma terceira unidade é instalada no ano seguinte no município de Campina Grande do Sul - PR as margens da Rodovia Regis Bitencort , km 34.
Em 2006 com a demanda sempre crescente de seus produtos, a Pinuscam sentenovamente a necessidade de ampliar o seu parque industrial, após uma análise crítica do mercado e principalmente com relação á mão de obra, logísticas de distribuição e abastecimento de matéria prima, escolhe o município de Capão Bonito - SP, um local privilegiado onde instala sua quarta unidade produtiva.
Hoje a Pinuscam atua nas áreas de reflorestamento, resinagem, extração e transporte demadeiras, serrarias e paletes.
Toda a madeira utilizada na fabricação de paletes é produzida nas serrarias da empresa com toras de pinos e eucaliptos provenientes exclusivamente de reflorestamento próprio ou de terceiros.
Com capacidade instalada para produzir 4.800 m³ por mês de madeira serrada, o equivalente a 180.000 paletes, emprega atualmente 393 funcionários.
Suasunidades têm capacidade para armazenamento de 15.000 m³ de madeira serrada, onde mantém quantidade suficiente para garantir de dois a três meses de fornecimento de consumo dos seus clientes, proporcionando assim a garantia do fornecimento mesmo em épocas de chuvas.
A Pinuscam dispõe de câmaras para tratamento fito sanitário tipo MB e HT, fornecendo toda a documentação necessária para aexportação. Oferece também acessória em palatização e desenvolvimento de novos paletes, mantêm o interesse dos clientes, estoques de paletes para entregas programadas, Dens Time e Kanban, conferindo total segurança no fornecimento.
Todo processo produtivo é direcionado para dimensões específicas do palete de cada cliente. O comprimento de cada tora, a largura e a espessura das peças produzidas, sãodefinidas antes até mesmo da extração da madeira, a fim de evitar qualquer desperdício de matéria prima.
A Pinuscam desempenha papel relevante nas comunidades onde está instalada, pois, todas elas são reconhecidas como condições de desemprego crônico, principalmente no Paraná, onde está situada no Vale do Ribeira uma das regiões mais pobre do país.
No aspecto ambiental, além de não...
tracking img