Projeto.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



PROJETO MULTIDISCIPLINAR III









IVINHEMA/MS

Junho/2012



UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Trabalho Final de Projeto Multidisciplinar III- apresentado com a finalidade deavaliação do 5º Semestre do Curso de Pedagogia – centro de educação à distância – Anhanguera/Uniderp
ACADÊMICOS:

Andréia Pereira Luna – RA: 254212
Catia Bloemer Olívio – RA: 254013
Edimara Tavares de Oliveira – RA: 213328
Fernanda Costa Spósito – RA: 218757
Janete Tagliamento – RA: 267196
Terezinha Aparecida Pessoa Silva – RA: 234182

PROFº TUTOR: Marli Gonçalves Zancanaro
IVINHEMA/MSJunho/2012
O Projeto Educativo e seus princípios
“A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as novas tecnologias, e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente, denominado ambiente de aprendizagem.”. Esta ideia diz tudo, o projeto proporciona a todos os envolvidoscom a escola trabalhar de uma maneira mais dinâmica, inovadora e agradável e isso só trará a nosso aluno benefícios. Os projetos pedagógicos permitem ao educador ultrapassar os limites da simples forma de ensinar, de transmitir conhecimento dando maior autonomia ao aluno no processo de aprendizagem.
Um projeto educacional, ou a elaboração de um projeto voltado à aprendizagem é fruto de um longoplanejamento prévio quer visa bons resultados no futuro. Todo e qualquer projeto educacional tem a intenção de romper com o simples, mudar o padrão, trazer novas e valorosas formas de aprendizagens. Um projeto educacional pode, pois, ser visto como um campo de ação possível de mudança e satisfação na aprendizagem de nossos alunos.
Segundo Vasconcellos (1995), o projeto pedagógico:
    
é uminstrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignicar a ação de todos os agentes da instituição (p. 143).

Nota-se que através do ensino com projetos educacionais há o envolvimento de todo o corpoescolar, é um elo na instituição o que aproxima as pessoas perante um único propósito, o de aprender. Ou seja, um projeto educativo na escola é capaz de traduzir o envolvimento, as prioridades e princípios da escola perante a aprendizagem dos alunos. Há a definição de metas, procura de orientações e formas de colocá-las em práticas. Isso, além de ajudar os alunos, cria uma identidade para ainstituição educacional, isto é, o que ela é? Qual sua função na comunidade? O que ela quer e como se organiza para alcançar seus objetivos? Cada projeto visa favorecer a ação da escola com o conhecimento dos alunos.

Sabe-se que um tema muito importante atualmente é meio ambiente, são novos projetos Federais, brigas intermináveis por tal motivo. Mas, será que nossos alunos estão cientes sobre taltema? Talvez seja o momento das instituições escolares trabalharem está temática, de forma interdisciplinar, para que os alunos não tenham um conhecimento fútil ou simplório, mas que sim, estejam preparados para discutir sobre tal tema. Vale ressaltar que, o projeto elaborado a seguir é voltado para o primário, crianças de 06 a 08 anos. Vejamos:

Meio Ambiente dentro do Espaço Escolar* Justificativa
Atualmente, fala-se muito sobre meio ambiente e tudo ligado a este tema, cada qual com suas relevâncias e motivos, mas é, sem dúvida, um dos temas mais comentados no momento. No entanto, trabalhar tal tema com crianças é algo complexo, pois são situações que se entrelaçam, pois falar de meio ambiente engloba temas como política, seres vivos,...
tracking img