Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho irá focar a introdução do bambu na construção civil, mas, para isso, precisamos conhecer alguns conceitos de sustentabilidade que fazem parte de todo esse contexto.
O primeiro capítulo traz um pouco sobre o conceito de sustentabilidade e arquitetura sustentável, apresenta também um breve resumo sobre a Agenda 21 Brasileira como referência no que tange aoplanejamento estratégico de desenvolvimento sustentável.
O segundo capítulo tem um enfoque sobre o bambu, como as características desta planta, onde estão às maiores plantações de bambu, os benefícios que ele traz ao meio ambiente, entre outros.
O terceiro e último capítulo está todo direcionado à utilização do bambu na construção civil, as diferentes formas que ele pode ser utilizado, seus custosproporcionalmente menores quando comparados a outras matérias-primas utilizadas na construção e o crescimento que o bambu ainda tem pela frente neste mercado.

1 - SUSTENTABILIDADE

O conceito de desenvolvimento sustentável é antigo, surgindo há pelo menos 300 anos com as potências europeias que praticamente sumiram com suas florestas para fomentar as suas indústrias, a partir disso começaram asurgir perguntas sobre como administrar a escassez de recursos naturais.
A RIO 92, conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente, mudou o conceito de sustentabilidade até então existente, passando a compreender todos os recursos naturais como bens patrimoniais. A partir disso, começaram a surgir diversos planos de desenvolvimento econômico de uma forma sustentável,ou seja, sem degradar ainda mais o meio ambiente. Um importante passo foi dado com a criação da Agenda 21, que foi para muitos o documento mais importante proveniente desta conferência. A Agenda 21 visava traçar um plano de ação para o desenvolvimento sustentável no mundo, este plano de ação baseava-se praticamente em três pontos primordiais, que eram: a justiça social, a eficácia econômica e aprudência ecológica.
Os países não eram obrigados a seguir o que estava escrito na Agenda 21, pois ela não tinha caráter mandatório, mesmo com todo esse contexto “... a ampla adesão aos seus princípios tem favorecido a inserção de novas posturas frente aos usos dos recursos naturais, a alteração de padrões de consumo e a adoção de tecnologias mais brandas e limpas, e representa uma tomada deposição ante a premente necessidade de assegurar a manutenção da qualidade do ambiente natural e dos complexos ciclos da biosfera.” (TEIXEIRA, 2006).
A Agenda 21 foi desenvolvida através da metodologia participativa, no qual a sociedade, o setor de produção e o governo deram as diretrizes ao documento. Existem 6 sub temas no documento da Agenda 21 e todos eles estão voltados direta ou indiretamente aarquitetura sustentável, são eles: Agricultura Sustentável; Cidade Sustentável; Infraestrutura e Integração Regional; Gestão de Recursos Naturais; Redução das Desigualdades Sociais; e Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
Os conceitos de arquitetura sustentável não são apenas o uso de materiais recicláveis, a eficiência energética, a tecnologia adequada a ser utilizada, etc. Aarquitetura sustentável é o conjunto de todos esses métodos citados, além de outros. Todos esses métodos têm de serem utilizados adequadamente, primando sempre pela eficiência e eficácia econômica, ou seja, promovendo uma correta eficiência no controle de eventuais resíduos e o desenvolvimento social.
A partir deste ponto, este trabalho irá enfocar a história do Bambu e, principalmente, comoalternativa sustentável na construção civil.

2 - SOBRE O BAMBU

O bambu se desenvolve em climas tropicais e subtropicais. Dos seis maiores países em extensão no mundo, que são Canadá, Estados Unidos, Rússia, China, Índia e Brasil, apenas os três últimos tem clima adequado para o cultivo de bambu. A China e a Índia e os demais países do sudeste asiático têm grandes áreas com florestas de bambu...
tracking img