Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1160 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO HOMEM


No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.

Tudo isto, permitiu ao Homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível.


Desflorestação

A Desflorestação tem diversas causas. Vamos aqui tentar expor de forma clara e esquematizada as causas e algumas conseqüências diretas da Desflorestação.

Causas:

- Desbaste comercial
Realizado através de maquinaria pesadaque para além de destruir a flora provoca a compactação do solo.
- Agricultura intensiva
A agricultura nos terrenos desflorestados não é compensadora, pois ao fim de 6/7 anos os solos encontram-se inférteis; dá-se o desgaste do solo; e leva à destruição do habitat natural dos animais.
- Exploração de minas, de pedreiras e de petróleo
Para além de destruírem a zona onde estão implantadascontaminam os solos e a água com produtos tóxicos.
- Construção de barragens, túneis e estradas
Vai encorajar a exploração de madeira e muitas vezes leva à deslocação de populações.
- Economia / política dos países
Para as nações tropicais a madeira é uma importante fonte de capital estrangeiro. São os países desenvolvidos que em parte obrigam ao abate das florestas uma vez que são eles que maisprecisam de matéria-prima.

Consequências

- Redução da biodiversidade. A biodiversidade é responsável pela variedade de genes existentes no mundo; estes são necessários para produção de medicamentos, alimentos e outros produtos (recursos biológicos).
- Desaparecimento de culturas. Ao entrarem em contacto com outros povos perdem hábitos importantes que os têm acompanhado desde sempre.
-Infertilidade do solo. Com a desflorestação os solos ficam desprotegidos do vento e das chuvas (erosão do solo) o que provoca o arrastamento de minerais para outros locais.
- Diminuição de oxigênio -> aumento de dióxido de carbono. Na fotossíntese as árvores consomem CO2 e produzem O2; logo se as cortarmos estaremos a aumentar os níveis de dióxido de carbono (vai contribuir para o efeito de estufa) e adiminuir o oxigênio de que tanto necessitamos para viver.
O aumento de CO2 é também provocado pela queima dos combustíveis fósseis. Os incêndios são muitas vezes usados como meio de desflorestação, o que aumenta ainda mais os níveis de dióxido de carbono.
Poluição das águas
Quando se fala em poluição das águas, devem ser abrangidas não só as águas superficiais como também as subterrâneas.Causas:

Uma das principais fontes de poluição das águas são os resíduos urbanos entre estes:
- Resíduos industriais. Neste tipo de resíduos abunda as descargas de efluentes das fábricas.
- Resíduos rurais. O lançamento de esgotos diretamente nas águas sem que tenham sido devidamente tratadas; a deposição de lixos domésticos nas águas dos rios ou mares; o uso de produtos químicos na agriculturaque acabam por ser transportados pela chuva para as águas dos rios e mares, contaminando-os e pondo em perigo toda a fauna e flora.
Ambos os tipos de resíduos podem ser despejados num sentido voluntário ou involuntário.

Consequências:

Estes poluentes representam grande ameaça à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente, pois são capazes de provocar enormes danos aos organismos vivos,e, conseguintemente à cadeia alimentar e à nossa saúde.
Poluição dos solos

O solo é um recurso finito, limitado e não renovável, face às suas taxas de degradação potencialmente rápidas, que têm vindo a aumentar nas últimas décadas.

Causas:

As principais fontes de poluição dos solos são:
- Agricultura. Na agricultura é usado os fertilizantes, os inseticidas para o combate às pragas,...
tracking img