Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Insuficiência Renal Aguda (IRA) Pós Transplante Renal
Marilda Mazzali
Prof.Assistente Doutor da Disciplina de Nefrologia-DCM/FCM UNICAMP
Insuficiência renal aguda após o transplante renal ouretardo de função renal do enxerto pode ser caracterizada pela manutenção dos níveis séricos de creatinina acima de 5 mg% e/ou à necessidade de suporte dialítico durante a primeira semana de pósoperatório. Este fenômeno dificulta o acompanhamento do transplante, uma vez que mascara os parâmetros clínicos e laboratoriais utilizados na monitoração funcional do órgão transplantado.
A IRA pós transplanterenal costuma ter etiologia multifatorial, decorrendo tanto de fatores isquêmicos, imunológicos, não imunológicos como associados à nefrotoxicidade das drogas imunossupressoras. É observada em cercade 10% dos transplantes realizados com doador vivo e em até 60% dos daqueles com doador cadáver1.
1. Fatores Isquêmicos
Fatores isquêmicos levando à hipoperfusão do enxerto podem ser decorrentes dealterações hemodinâmicas do doador, do receptor e/ou a sequelas da perfusão e da preservação renal.
1.1. Fatores isquêmicos relacionados ao doador
A maior incidência de disfunção renal em órgãosprovenientes de doador cadáver tem sido associada às condições hemodinâmicas do doador e ao tempo de conservação renal mais prolongado (isquemia fria)2. Retardo de função renal foi associada àinstabilidade hemodinâmica do doador, quer secundária à hipotensão arterial, à desidratação, ou à retirada de órgãos pós parada cardio-respiratória. Para que estas complicações sejam evitadas, sugere-se que opotencial doador seja mantido adequadamente hidratado, com diurese hora superior a 100ml/h, pressão arterial sistólica acima de 100 mmHg, utilizando-se dopamina quando necessário 3. Órgãos oriundos dedoadores de múltiplos órgãos costumam cursar com menor incidência de retardo de função renal, provavelmente pelas melhores condições hemodinâmicas do doador múltiplo, especialmente se doador...
tracking img