Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
CAMPUS DCHT – CAMPUS XVIII - EUNÁPOLIS
PLATAFORMA FREIRE: GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Praça do Centáuro, n. 35, Centáuro Oeste, CEP: 45.821-140- Eunápolis –BA























CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA




















Eunápolis
2012



HELENA KALAZANSCARACTERÍSTICAS DA ESCOLA



















Relatório apresentada ao Curso de Graduação em Educação Física, da Plataforma Freire, no semestre 2011.1, na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), sob orientação da Professora- Maria Isabel Lopes.











Eunápolis 2012




ANÁLISE DA REALIDADE GERAL DA ESCOLA

2.0 História:


O ColégioMunicipal Frei Calixto está localizado na Rua Pereira, nº 02, Bairro Nilo Fraga, Porto Seguro – BA. É uma Unidade de Porte Especial , inaugurada em 03 de agosto de 2003, com o nome de Colégio Municipal Ubaldino III, em homenagem ao então prefeito da época, Ubaldino Junior.
Com o intuito de diminuir o número de prédios alugados, a Secretaria Municipal de Educação reuniu neste novo prédio os alunose funcionários de escolas menores que se localizavam no entorno. Foram elas: Escola Municipal Viviane Sena, Escola Municipal Dois de Julho, Centro Educacional Aprender e Crescer (CEAC), Hanna e Escola Municipal Pero de Campos Tourinho, tendo como diretor, o professor Everal Vergílio.
Alguns anos mais tarde, com a saída do prefeito Ubaldino Junior, a Unidade de Ensino passa a chamar-seColégio Municipal Frei Calixto, em homenagem ao frade franciscano, Frei Calixto, que realizava algumas ações no bairro.
Hoje o Colégio possui por volta de 2.600 alunos, com idade entre 07 e 60 anos, distribuídos em dois turnos de Ensino Fundamental e um turno de Educação de Jovens e Adultos, tendo um total de aproximadamente 163 funcionários. Fazem parte do quadro administrativoatual, a então diretora Nadiva Lopes, os vice-diretores, Edmilce Batista Santos Neves (matutino), Edvaldo dos Santos Oliveira (vespertino) e Osmar Silva Dias (noturno).
A maioria dos alunos possui renda mínima e depende de programas como bolsa família. A escola também possui um número significativo de alunos portadores de necessidades especiais, especialmente deficientes auditivos.
OColégio Municipal Frei Calixto conta hoje com 90% do quadro de funcionários efetivos, e para a direção da escola, já ocorre o processo de eleição, sendo uma das instituições pioneiras na luta pela gestão democrática no Município.
Investir na formação de homens e mulheres, para que seus princípios estejam fundamentados no respeito e no amor, na caridade e na justiça, oportunizando a integração com omeio, a reflexão dos seus atos e a superação das limitações, faz parte da filosofia desta instituição.

2.1. Princípios e Finalidades da Educação

Nossos princípios e finalidades da Educação baseiam-se na 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a qual estabelece:

Artigo 2° - A educação, dever da família e do Estado, inspiradas nos princípios de liberdade e nos ideaisda solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Artigo 3° - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios;
I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte eo saber;
III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV - respeito à liberdade e apresso à tolerância;
V – coexistência de instituições públicas e privadas do ensino;
VI - gratuidade do ensino público, na forma desta Lei e na legislação dos sistemas de ensino;
VII - valorização do profissional de educação escolar;
VIII – gestão democrática do ensino público, na forma...
tracking img