Projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rotífera

Rotífera contém os metazoários microscópicos conhecidos como rotíferos. Eles são comuns em hábitats , com lagos, rios e em hábitats terrestres. A maioria dos rotíferos mede de 0,1 a 1 mmde comprimento. São bilateralmente simétricos e sua cavidade do corpo é uma hemocele (é preenchida por um fluido - sangue hemolinfa - é um compartimento que contem: trato digestivo, musculatura,sistema nervoso, protonefrídios e sistema reprodutivo; e a hemocele é também um esqueleto hidrostático). O corpo é composto de cerca de 1.000 células e tanto as espécies como os sistemas de órgãos sãoeutélicos. Quase todos os tecidos dos rotíferos são sinciciais e todas as células epiteliais ciliadas são multiciliadas.
Na sua maioria os rotíferos são solitários, livres-natantes ou rastejantes, mas hátambém espécies sésseis e coloniais (colônias são agregados de animais solitários que se originaram partenogeticamente). O corpo costuma ser transparente, embora alguns rotíferos pareçam verdes,laranjas, vermelhos ou marrons, a cor vem da coloração do seu trato digestivo.
A reprodução em geral e partenogenética e os machos são raros ou ausentes. Exceto quando especificado de outra forma, asdiscussões sobre rotíferos se aplicam as fêmeas.

ESTRUTURA

- CABEÇA E PESCOÇO:
* Corpo alongado, cilíndrico ou sacular;
* Apresenta corona ciliar;
* Tem troco – faixa ciliar pré-oral;* Cíngulo – faixa ciliar pós-oral;
* Discos trocais;
* Rostro;
* Aparato Retrocerebral (função incerta).

- TRONCO E PÉ:
* O tronco é a maior parte do corpo,
* A epidermepode ser anelada tanto no tronco quanto no pé;
* O pé possui de uma a quatro projeções, que são os dedos, sendo usando pra fixação;
* Glândulas podais (secretoras).

Muitos rotíferos pelágicossofrem mudanças sazonais na forma ou nas proporções do corpo, esse fenômeno é conhecido como ciclomorfose. Ex.: durante uma estação do ano, indivíduos de algumas espécies podem desenvolver espinhos...
tracking img