projeto O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 14 (3307 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FE







MARÍLIA BESSA PEREIRA


O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL













MOSSORO- RN
2013



MARÍLIA BESSA PEREIRA
PROJETO DE MONOGRAFIA
O LÚDICO NOENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de monografia apresentado a Universidade do estado do Rio Grande do Norte, sobre a orientação da professora Esp. Núzia Roberta, como um dos pré- requisito de aprovação da disciplina de laboratório de monografia.




MOSSORÓ-RN2013



SUMÁRIO

1-
UNIVERSIDADE ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE 1
SUMÁRIO 3
1.TEMA 4
2.PROBLEMA 4
3.JUSTIFICATIVA 4
4- OBJETIVO GERAL 5
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5-REFERENCIAL TEÓRICO 6
5.1. Matemática na educação infantil 6
5.2 O lúdico como facilitador da aprendizagem 7
5.3 Desafios e perspectivas doprofessor para trabalhar a matemática de forma lúdica na Educação Infantil 9
4.METODOLOGIA 12
5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12













1. TEMA

O Lúdico no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades do professor na Educação Infantil.

2. PROBLEMA

De que forma o lúdico pode ser um instrumento facilitador no processo ensino aprendizagem da matemática na educaçãoinfantil?



3. JUSTIFICATIVA

O interesse por essa temática surgiu mediante dificuldades encontradas durante o Estágio Supervisionado I no 5º período na Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN em Unidade de Educação Infantil- UEI na cidade de Mossoró-RN, no período de observação e regência. Observamos que algumas crianças sentiamdificuldade em compreender conceitos matemáticos, a partir de metodologias utilizadas pelo professor no contexto de sala de aula, o mesmo desenvolvia atividades mecânicas, desmotivadoras sem um significado maior para as mesmas e muitas vezes desconsiderava o conhecimento que elas já possuíam das suas vivências e experiências.
Decidimos abordar essa temática com o propósito de refletir sobre aimportância de trabalhar o lúdico na Educação Infantil nas aulas de matemática através da realização de atividades direcionadas pelo professo que despertem o gosto e interesse nas crianças em aprender os conceitos matemáticos de maneira prazerosa. Pretendemos com a devida pesquisa mostrar que é possível desenvolver um trabalho significativo nas aulas de matemática através da ludicidade,tornando-as mais significativas para as crianças.
Mediante a isso, surgem alguns questionamentos acerca dessa questão tais como: Quais os conhecimentos necessários que o professor precisa ter para atuar com o ensino da Matemática na Educação Infantil? De que maneira as atividades lúdicas contribuem para o aprendizado significativo no ensino da Matemática? São questões dessa natureza que vemcontribuir para uma analise mais aprofundada da importância da formação desse profissional para atuar nessa primeira etapa da educação básica a qual consideramos de grande relevância para a sua prática pedagógica.
O lúdico apresenta-se com um aliado poderoso no ensino da matemática, este recurso utilizado de maneira significativa, pode possibilitar uma melhor compreensão e aprendizado para ascrianças. O ensino de Matemática utilizando como meios de jogos e brincadeiras pode ser uma estratégia didática para formar um ambiente satisfatório servindo de estímulo para uma aprendizagem mais dinâmica.
Este projeto pretende discutir e analisar a importância de se trabalhar a Matemática a partir do lúdico na Educação infantil como forma de mediar a aprendizagem proporcionando uma interação...
tracking img