PROJETO E SIMULA O DE UM MOTOR EL TRICO DE PASSO

5764 palavras 24 páginas
1

PROJETO E SIMULAÇÃO DE UM MOTOR ELÉTRICO DE PASSO COM
NÚCLEOS OBTIDOS A PARTIR DA LIGA SINTERIZADA Fe-Ni1
Mesquita, Raul F.2
Pfingstag, M.E.3
Braga, E.C.3
Bittencourt, S.D. 4
Schaeffer, L. 6
Dias, M.M. 7

RESUMO
Este trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de um motor de passo 3 fases, 6 pólos com núcleo do estator e rotor construídos a partir da liga Fe50%Ni obtida por Metalurgia do Pó M/P. Assim, são descritos neste trabalho, a caracterização da liga sinterizada, com relação as propriedades elétricas, magnéticas e mecânicas, projeto do motor e simulação por software de elementos finitos realizadas no programa Femm 4.2. Este trabalho está vinculado a um projeto de pesquisa em rede de cooperação, envolvendo várias instituições, onde um dos objetivos desta rede é o desenvolvimento de um mini motor de diâmetro de 8 mm, com núcleos do rotor e estator a serem obtidos a partir da moldagem de pós metálicos por injeção, e de construção e acionamento idênticos. Salienta-se que o motor proposto neste trabalho, é um protótipo em escala 3 vezes maior, o qual, a partir deste, estão sendo realizados estudos visando a construção do motor de menor escala. Salienta-se também, que os processos de
Metalurgia do Pó e Moldagem de Pós por Injeção são bastante semelhantes, o que justifica a construção em escala do protótipo maior.

Palavras Chave: Material magnético macio, metalurgia do pó, núcleos de máquinas elétricas, simulação de elementos finitos.

1

Contribuição técnica a ser apresentada na 10º Encontro de Metalurgia do Pó e 4ª Conferência
Internacional de Metalurgia do Pó – Brasil/RS, 9 a 11 de outubro de 2013, Porto Alegre, RS, Brasil.
2
Mestre do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais,
Universidade Feevale, Campus II, RS 239, 2755 – CEP 93352000 – Novo Hamburgo – RS – Brasil. Email: raulfmesquita@gmail.com.
3
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais
(PPGEM).Laboratório de Transformação

Relacionados

  • FOUCAULT Michel Org
    100555 palavras | 403 páginas