Projeto e pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA





MAYRA SILVA SIMÕES










PROJETO PESQUISA

EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: metodologia de ensino
















EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
BRAGANÇA PAULISTA
2011



FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA



MAYRA SILVA SIMÕES




PROJETO PESQUISA

EDUCAÇÃOFÍSICA NAS SÉRIES INICIAIS: METODOLOGIA DE ENSINO


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdades de Ciências e Letras de Bragança Paulista, no curso de Educação Física como requisito parcial de avaliação.



Orientador (a): Prof.ª ME. Ludmila Cristina Vecchiatti Palma









EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA
BRAGANÇA PAULISTA
2011Introdução


A educação física integra o quadro de disciplinas do núcleo comum das séries iniciais do ensino fundamental. De acordo com Freire (1994), há muito tempo também se discute quem deve ministrar aulas de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental. Inicialmente, essa disciplina foi ministrada por indivíduos ligados à instituição militar e, depois, passou a ser responsabilidadedo professor.
O Coletivo de Autores no livro Metodologia do Ensino de Educação Física (1992) , afirma que:
No Brasil, especificamente nas quatro primeiras décadas do século XX, foi marcante no sistema educacional a influência dos Métodos Ginásticos e da Instituição Militar. Ressalta-se que o auge da militarização da escola corresponde à execução do projeto de sociedade idealizadopela ditadura do Estado Novo. Destaca-se que, até essa época, os profissionais de Educação Física que atuavam nas escolas eram os instrutores formados pelas instituições militares. Somente em 1939 foi criada a primeira escola civil de formação de professores de Educação Física (Brasil, Decreto-lei nº 1212, de 17 de abril de 1939). (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 53).
Com o passar dos anos, viemosobservando uma tendência para que as aulas de educação física tanto da educação infantil como das séries iniciais do ensino fundamental fossem ministradas pelo profissional habilitado na respectiva área: o professor de educação física.
O código de ética da categoria profissional, elaborado e difundido pelo CONFEF / CREF citado por Feliciano e Lima (2006) explica:
“A filosofia daEducação Física também reforça a dimensão ética, discute seus valores, significados, leva a busca de um desempenho profissional competente, indicando a necessidade de um saber ou um saber fazer, que venha a efetivar – se como o saber ou um saber fazer, que torne o ideal sublime dessa profissão prestar sempre o melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, destacando não só a dimensão técnicamas, também a dimensão política, como é desejável” (2006, p. 11).


Reforça–se a idéia de que um profissional / docente precisa reunir competências que não se restrinjam às habilidades no caso motoras. Ao contrário faz–se necessário assimilar e praticar outras tantas competências.
A escola, enquanto meio educacional, deve oferecer oportunidades para a prática da educação física, pois,ela é essencial e determinante no processo de desenvolvimento geral da criança. Toda prática pedagógica deve ser planejada e coerente. Segundo Gallahue e Ozmun (2001) a escola, muitas vezes, é o espaço onde, pela primeira vez, as crianças vivem situações de grupo e não são mais o centro das atenções, sendo que as experiências vividas nesta fase darão base para um desenvolvimentosaudável durante o resto de sua vida.
A educação física nas séries iniciais se constitui uma prática de grande importância para o desenvolvimento da criança e nessa fase tanto o professor quanto a escola devem conhecer claramente os objetivos e conteúdos a serem trabalhados.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física (BRASIL, 1997) o trabalho de Educação Física...
tracking img