Projeto e Movimento Iluminsita

1282 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS– FAFICH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA MODERNA
PROFESSOR: DANIEL ROCHA
AVALIAÇÃO ESCRITA VALOR: 30 pontos
NOME DO ALUNO: Bernardo Furst Guimaraes de Andrade

- Desenvolva uma reflexão de, aproximadamente, 2 a 3 páginas a partir de UMA das questões abaixo formuladas. Marque com um X a questão escolhida.

1. ( ) Analisando as transformações ocorridas na Inglaterra durante o século XVII, Christopher Hill faz o seguinte comentário: “Um homem (...) que nasceu sob o reinado de Carlos I e viveu até o século XVIII viu o fim da Idade Média e o início da Era Moderna [...] Entre seu nascimento e sua morte, a concepção que o homem esclarecido tinha da natureza e do seu lugar nela havia se transformado”.
- A partir dos textos lidos, faça uma breve reflexão sobre a importância do processo revolucionário na Inglaterra do século XVII para o surgimento do que Hill chamou de “Era Moderna”. Busque fazer tal análise levando em conta não apenas a transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas de fato até o final desse século, mas também as ideias que foram “derrotadas” (como as dos levellers) durante a revolução.

2. ( x ) Leia os trechos abaixo:

“Tomemos o Iluminismo como um movimento, uma causa, uma campanha para mudar as mentes e rformar as instituições. Como todos os movimentos, ele teve um começo, um meio e, em alguns lugares, mas não em outros, um fim. Foi um fenômeno histórico concreto, que pode ser situado no tempo e circunscrito no espaço: Paris na primeira parte do século XVIII”. (R. Darnton)
“Apesar das mais recentes demonstrações de historiadores de que o Iluminismo foi tão variado, entre países e entre indivíduos, a ponto de contestar o uso do termo no singular, o Iluminismo ainda é associado, quase invariavelmente, com o Iluminismo francês e os termos do discurso são aqueles com os quais os philosophes nos familiarizaram”. (G. Himmelfarb)

Relacionados

  • Resumo Livro O que Sociologia Entregue este
    4876 palavras | 20 páginas
  • Aulas Prof Adhemar
    23522 palavras | 95 páginas