Projeto e desenvolvimento de algoritmos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1a questão (valor 1.25)
Um anúncio de computadores destacava duas características de um modelo à venda. A primeira era a velocidade de processador igual a 3.5 Gigahertz. A outra característica se referia ao tamanho da memória que era 8 Gigabytes. As velocidades de computadores normalmente são fornecidas na base 10 e os tamanhos de memórias na base 2. Levando isto em conta, quais são asquantidades exatas de Hertz e de Bytes do processador anunciado?
RESPOSTA:
• velocidade de processador 3.5 Gigahertz base 10 =
3.5 x 109 = 3.5 x 1.000.000.000 = 3.500.000.000 hertz
• tamanho da memória 8 Gigabytes base 2 =
8 x 2³º = 8 x 1.073.741.824 = 8.589.934.592 bytes


2a questão (valor 1.25)
Computadores operam sobre alguns tipos de dados básicos. Em PETEQS temos dados inteiros, reais,caracteres e lógicos. Que tipo de dados você usaria para armazenar as seguintes quantidades: a) total de dias de um ano; b) a distância em anos luz entre o sol e a estrela Proxima Centauri, que é a mais próxima da Terra; c) o conteúdo de uma mensagem do twitter. Justifique suas escolhas.
RESPOSTA:
a) total de dias de um ano
Dados inteiros - uso de variáveis numéricas do tipo inteiro pararepresentar quantidades que podem assumir valores positivos e negativos

b) a distância em anos luz entre o sol e a estrela Proxima Centauri, que é a mais próxima da Terra;
Dados Reais - uso de variáveis numéricas do tipo real, que como conjunto é usado para representar distâncias, assim como temperaturas, preços, alturas, etc.

c) o conteúdo de uma mensagem do twitter
Dados Caractere - uso devariáveis do tipo string, ou seja, cadeia de caracteres.


3a questão (valor 1.25)
Explique os conceitos de variável e algoritmos. Por que é importante a possibilidade de
reaproveitarmos algoritmos?
RESPOSTA:
Para solucionar problemas é necessário a inclusão e a manipulação de dados, sejam números ou caracteres. Para cálculos simples, o uso de uma calculadora seria a melhor saída. Anecessidade de se escrever um programa surge quando usamos variáveis que possuem a capacidade de conter valores, é possível então calcular o resultado de várias contas. As variáveis são identificadas por um nome, que chamamos de identificador, e o denominação variável vem da possibilidade dos valores poderem variar.

Caso exista, a solução de qualquer problema pode ser descrita passo a passo. Umadescrição detalhada para solucionar um determinado problema é chamado de algoritmo.

Algumas vezes é solicitado que se modifique um algoritmo feito anteriormente, para que ele resolva um novo problema. Isto mostra uma prática corriqueira, chamada de reaproveitamento de software. Desse modo, quem desenvolve software procura na maioria das vezes reaproveitar trabalhos já realizados, visando diminuir otempo necessário da criação de um novo programa. No entanto, para que algoritmos possam ser reaproveitados, algumas adaptações podem ser necessárias. O ideal seria não ser necessário modificar o algoritmo, mas fornecer os dados de entrada que ele necessita, e depois usar os dados de saída que ele gera.


4a questão (valor 1.25)
Quais dos nomes de variáveis abaixo são válidos em PETEQS. Justifiquesua resposta no caso dos nomes inválidos.
a) dia - válido em PETEQS
b) dia da semana - inválido por nome com espaços em branco no meio
c) preco$ - válido em PETEQS
d) 1dia - inválido por nome começado por algarismo
e) Valor - válido em PETEQS


5a questão (valor 1.25)
Raciocínio Lógico. Seja um bolo perfeitamente redondo de onde foi tirado um pedaço perfeitamente redondo (exemplo nafigura a seguir). Como você, com um único corte, dividiria o que restou do bolo em duas metades perfeitamente iguais? Sua resposta tem de ser genérica, isto é, ela tem de valer para qualquer bolo, e para qualquer pedaço tirado, de qualquer tamanho, e em qualquer posição.


RESPOSTA:
Cortar no diâmetro do círculo menor de modo que passe pelo diâmetro do circulo maior, cortando assim na metade...
tracking img