PROJETO B RBARA 2013

2367 palavras 10 páginas
3

PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
“TRILHANDO A LEITURA COMO UMA AÇÃO
TRANSFORMADORA”.

INTRODUÇÃO
Enquanto existem países em que a média de livros lidos por ano chega a 8, 10 e até 15 livros por ano, no Brasil esta média é de 1,8 livros. Segundo Siqueira (2009), em grande parte, esta média é consequência do alto índice de analfabetismo que compõe uma boa fatia da população, além dos analfabetos funcionais, que são indivíduos que sabem ler e escrever, mas não conseguem compreender o que estão lendo nem escrevendo. O objetivo maior da leitura de uma determinada obra, é aprender, entender e absorver o que se está lendo. Só é possível se aprender as disciplinas e tornar-se um cidadão consciente das suas ações, direitos e deveres, se a compreensão da leitura não for deficiente.
Atualmente, têm sido publicados vários artigos, livros e trabalhos por pesquisadores e estudiosos de várias áreas, inclusive de administração, sobre os mais variados temas. Porém, poucos discutem sobre ações extensionistas, realizadas por universidades brasileiras direcionadas a mesma. A extensão universitária é apontada por Gurgel (1986), como o elemento que liga a instituição de ensino superior à sociedade em que está inserida, pois, é por meio da extensão universitária que é concretizada a possibilidade de interferir e mudar socialmente a vida de um indivíduo.
Se aliarmos esta extensão universitária a área administrativa e o hábito da leitura, que é um hábito que não é nato do indivíduo, empregando diversas técnicas de incentivo à leitura junto às comunidades no entorno da instituição, mostrando como esses projetos voltados à leitura de livros e textos informativos, formativos e recreativos podem auxiliar na formulação de ideias, questões perguntas e respostas que ajudarão na formação de um indivíduo, seja este criança, jovem ou adulto sem formação, transformando-os em cidadãos mais questionadores, críticos e com capacidade para dominar problemas éticos, sociais, políticos e culturais. É

Relacionados