Projeto via sacra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1577 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO DO PIAUÍ

21ª GERÊNCIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO

CENTRO DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DIDÁCIO SILVA

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

Professor: Ramon Davys (Sociologia e Ens. Religioso)

Professor: Patrício Oliveira (Filosofia e Artes)



[pic]



PROJETO

VIA SACRA








TERESINA,

FEVEREIRO DE 2012

PROJETOVIA SACRA

Responsáveis: Professor Ramon Davys (Sociologia e Ens. Religioso)
Professor Patrício Oliveira (Filosofia e Artes)

Público alvo: alunos do 9º Ano e Ensino Médio

APRESENTAÇÃO:

Vivemos numa comunidade onde os valores religiosos e o respeito às entidades divinas ficam submersos em valores mundanos dados pelo apego ao consumismo, das propagandas, do individualismo, doegoísmo, do materialismo, das drogas, da dissolução das famílias, dos Big Brothers, enfim, da própria alienação humana. Diante desse diagnóstico pretendemos promover uma reflexão maior sobre a importância dos valores religiosos como uma possibilidade de resgatar e reestruturar a comunidade em que estamos situados.

Pretendemos recontar numa peça de teatro ao ar livre a história mais comovente e,ao mesmo tempo, mais contada no mundo ocidental, que é a Paixão de Cristo. Nossa comunidade vivencia um multiculturalismo religioso, mas a abordagem cristã a esse respeito é partilhada pela imensa maioria da comunidade do Dirceu II onde nosso CEMTI está inserido. Essa apresentação visa despertar a sensibilidade de toda comunidade escolar (pais, alunos, professores, comunidade, gestores) para osensinamentos do homem mais importante, a nosso ver, da história, Jesus Cristo. O que ele pregava, se apresentava como valores imprescindíveis para uma existência social autêntica, direcionada para o bem espiritual e para o bem comum. Esses valores falam de respeito, generosidade, harmonia, fraternidade, perdão, humildade, solidariedade, amor ao próximo, lidar com a dor, fé, doação, renovação,dentre tantos outros valores importantes para nossa formação como seres humanos.


JUSTIFICATIVA:
A Arte é uma necessidade, um apoio, um amparo. Precisamos de arte não somente como espetáculo, mas como ritual de embelezamento da vida, como estimulo social e cultural. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos outros animais é a capacidade de produção de cultura, e cultura é umconjunto de valores dos indivíduos de uma determinada sociedade que produzem arte como atividade e manifestação social. A arte não é só deleite, é o registro da nossa complexidade e auxílio no desenvolvimento de novas perspectivas e valores.

Numa situação cultural histórica em que se privilegia o egoísmo e o desrespeito às questões religiosas, faz-se necessário o uso dessa valorosa estratégiapedagógica e cultural para atingir nossos objetivos educacionais. Aqui o Teatro, melhor dizendo, a apresentação da peça sobre a Paixão de Cristo, será de grande valia para envolver não só os alunos, mas toda uma comunidade sedenta e carente de arte, cultura, educação, valores e religiosidade.

Dessa forma, vimos como bastante oportuna e de extrema necessidade o uso da arte teatral uma vezque esta proporciona o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e do protagonismo tão pregado no nosso projeto pedagógico. Queremos com isso, enfatizar o uso da arte como processo de mudança nos alunos e como grande aliado pedagógico construção do conhecimento.


OBJETIVOS GERAIS:
- Realizar um grande espetáculo teatral a céu aberto, em praça pública, sobre a Paixão deCristo, visando resgatar os valores religiosos deixados de lado e, muitas vezes, substituídos por valores hostis à sociedade humana;
- Promover a Arte como forma de pesquisa, comunicação e manifestação dos nossos sentimentos, desejos e, por que não, dos nossos conhecimentos.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
1- Visamos resgatar a cultura das comunidades locais, tendo como base as artes cênicas, a...
tracking img