Projeto vassoura reciclavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ELABORAÇÃO E PROCESSO DA VASSOURA RECICLADA






Projeto Aplicado apresentado como
requisito de avaliação do curso de
Gestão da Produção Industrial do Centro
Universitário UNA para conclusão do 1º período.



Professora orientadora: Camila Vidal













Belo Horizonte
2º Semestre 2011Resumo: Um dos temas ambientais mais destacados na agenda de discussão sobre meio ambiente refere-se aos resíduos sólidos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Diferentes estudos e publicações científicas têm enfocado variados fenômenos relacionados à geração, coleta, disposição e reciclagem do lixo urbano. Assim, o presente trabalho se volta à discussão da reciclagem, a partir da análise docaso da embalagem PET (Politereftalato de Etileno), de forma a problematizar os fatores impulsionadores e limitadores da expansão dessa estratégia de gestão ambiental no cenário brasileiro. Com múltiplas ampliações na produção industrial, o PET tornou-se nos últimos anos presença constante no cotidiano dos consumidores, colocando importantes desafios para o entendimento da complexa cadeia dereciclagem e das possibilidades de avanço de práticas e políticas de gestão ambiental. Foram adotadas diferentes estratégias para a construção do estudo, envolvendo fontes secundárias produzidas por órgãos públicos e instituições especializadas além de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam avanços significativos para o volume de PET reciclado, a partir da ampliação do número deorganizações envolvidas nas diferentes etapas da cadeia de reciclagem. No entanto, ainda se encontram importantes desafios a serem superados no que diz respeito às normas de regulação da atividade, às estratégias de inovação tecnológica e gerencial, e, sobretudo, às interações dos atores na cadeia.





















Sumário

1- Introdução 5
2- Objetivo Geral 6
2.1- ObjetivosEspecíficos 6
2.2 - Interdisciplinaridade 7
2.3 - Revisão Bibliográfica 8
3-Metodologia 11
4-Desenvolvimento 11
4.1 - Apresentação do trabalho 11
4.2- Lista de materiais 12
4.2.1 Instrução de montagem 12
4.2.2 Análise de custos 15
4.3 Testes experimentais 15
4.3.1 População 15
4.3.2 Testes práticos 16
4.3.3 Análise de resultados 18
5-Resultados 18
6-Conclusão 19
7- Referências 201- Introdução


Um dos temas ambientais mais destacados na agenda de discussão sobre o meio ambiente refere-se aos resíduos sólidos, sobretudo nos grandes centros urbanos. Diferentes estudos e publicações científicas têm enfocado variados fenômenos relacionados à geração, coleta, disposição e reciclagem do lixo urbano (BERTHIER, 2003;PIETERS, 1991). Zanin e Mancini (2005) listam 28 universidades e centros de pesquisa brasileiros, com forte concentração na região Sudeste, que desenvolvem investigações relacionados à reciclagem e reutilização de resíduos, sobretudo com o foco no desenvolvimento tecnológico. Outra parcela relevante das pesquisas desenvolvidas no ambiente acadêmico analisam políticas públicas de tratamento dos resíduose dos atores envolvidos no equacionamento do problema (AMADEU, et al, 2005; GRIMBER, BLAUTH, 1998).
Duas grandes possibilidades foram apontadas pela literatura: (1) reciclagem do lixo dos produtos para que eles fossem reusados por outros usuários, para outros propósitos ou como materiais secundários (PIETERS,1991), e (2) prevenir o lixo em sua origem, usando, por exemplo, menos matéria prima noprocesso de produção e desenhando materiais recicláveis, produzindo menos, ou dispondo menos lixo tóxico. Para ter sucesso, ambas estratégias dependem do envolvimento e participação ativa do consumidor (THOGERSEN, GRUNERTBECKMANN, 1997).
No caso brasileiro, acompanhando a expansão do trabalho dos catadores de recicláveis nas últimas décadas, uma série de publicações discute suas condições de...
tracking img