Projeto valores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO RESGATANDO OS VALORES: UMA PARCERIA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA

Juliane Francischeti Martins Motoyama Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil do Espigão ju_francischeti@hotmail.com 1 Introdução
A necessidade de se estudar a relação família e escola se sustenta e é reafirmada quando o professor se esmera por considerar o aluno, sem perder de vista a globalidade da pessoa,ou seja, compreendendo que quando se ingressa no sistema escolar, não se 1 deixa de ser filho, irmão, amigo etc. (Caetano, S/D p.01)

Estudar e compreender a relação entre os temas família e escola tem sido um grande desafio para as educadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil do Espigão. O trabalho em sala de aula com crianças e suas famílias fazem parte docotidiano, assim sempre surgem questionamentos sobre que forma a família poderia intervir na aprendizagem das crianças e como escola e família poderiam relacionar-se para buscar um sucesso escolar de seus alunos, através de uma parceria. É dito por vários autores (Lahire, 2008; Wachowicz & Machado, 2011) que a escola necessita abrir suas portas e acolher as famílias, no entanto vemos as famíliasreclamarem do atendimento escolar e da falta de espaço para participarem, porém quando se abre esse espaço à família não comparece. Se este espaço é tão reivindicado pelos familiares, porque nem sempre as tentativas de aproximação da escola com as famílias terminam com sucesso?
Infelizmente, nem sempre se pode contar com a colaboração mais estreita de certos pais porque alguns deles ainda não entendemque, pelo simples fato de terem matriculado seus filhos em uma boa escola, segundo dizem, sua responsabilidade está automaticamente transferida para esse estabelecimento. (...) Não se eximam os pais dessa responsabilidade que lhes cabe, e a escola, por sua vez, cumprirá a parte que lhe compete porque, segundo Charlotte Buller, “o Lar e a Escola visam ao mesmo objetivo, isto é, a futura integraçãosocial da criança. (Nero, 1967, p.14 e 15)

Buscamos então essa integração juntamente com os pais para desenvolver um indivíduo preparado para a vida em sociedade, de acordo com os valores das instituições no qual ele está inserido (família e escola). Para Nogueira (1999) a relação entre escola e família está se resumindo a momentos de reuniões para entrega de boletins (notas e frequência), e resultados de aprendizagem quase sempre com a solicitação de ajuda para resolver problemas disciplinares e financeiros, relação esta que está esquecendo o respeito e reconhecimento dos pais como educadores responsáveis por seus filhos. A autora ressalta ainda que a concepção de comunidade escolar inclui todos os seus profissionais, alunos e respectivas famílias em busca de um mesmo objetivo: aformação do cidadão. Assim seria muita pretensão por parte da escola considerar-se a única capaz de educar e formar.
Esse entendimento mútuo entre pais e professores é necessário e importante. Necessário porque se estabelecerá um plano de ação comum, dentro dos moldes sadios e pedagogicamente certos. Importante, porque os resultados só poderão ser satisfatórios e contribuirão decisivamente naformação do caráter da criança. (Nero, 1967 p.47)

Assim

descobrimos

uma

relação

de inter-relação

escola-família

extremamente necessária para o desenvolvimento da criança, pois a educação como prática social não pode prender-se unicamente a teoria sem um real envolvimento com a realidade do mundo que cerca seus alunos. Neste momento percebemos a necessidade de uma formação para oeducando voltada para estratégias que possibilitará cada um deles assumir os valores humanos com consciência e responsabilidade, sendo capaz de transformar a comunidade na qual está inserido. Desta maneira podemos entender melhor o papel da escola e a sua missão que seria a de não ficar apenas como agente passiva aos problemas sociais, mas sim agir sobre eles formando cidadãos capazes de transformar...
tracking img