Projeto ula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO II
Integração ULA e Memória RAM



PROJETO II
Integração ULA e Memória RAM

Descrição do segundo projeto proposto pelo orientador ao 6º semestre do curso de Engenharia de Computação (Integral) a ser desenvolvido no período de Setembro a Outubro de 2011.



OSASCO – SP,
2011

RESUMO

No estudo de Arquiteturade Computadores são manipuladas diversas combinações de dispositivos de informações lógicas que obedecem a um determinado conjunto de regras para processar e executar instruções. Este trabalho tem como propósito o desenvolvimento de um circuito utilizando uma ULA (Unidade Lógica e Aritmética) e uma Memória RAM para demonstrar o funcionamento e realização de operações lógicas e aritméticas.
AULA consiste num circuito capaz de realizar 16 funções aritméticas e 16 funções lógicas. Neste projeto o objetivo é a familiarização com o funcionamento de um circuito utilizando a ULA 74181 e a Memória 6116 para realização de funções determinadas no projeto técnico e sua documentação.

Palavras Chave: ULA, Memória RAM.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais: Planejar e desenvolver um circuito capazde realizar operações lógicas e aritméticas manipulando uma ULA 74181, uma memória RAM HM6116, um decodificador CD4511BE e um Display de 7 Segmentos.

Objetivos Específicos:
• Revisar os conceitos fundamentais sobre os componentes utilizados na resolução dos problemas;
• Investigar como esses componentes podem ser explorados no estudo do processamento e execução de instruções emanipulação de memória.

METODOLOGIA

Como dito anteriormente, pretende-se com este projeto desenvolver uma solução para uma unidade lógica e aritmética integrada a uma memória RAM utilizando apenas circuitos integrados (chips) para sua construção. Sendo assim, as atividades que irão conduzi-lo são:
• Explorar os elementos utilizados em circuitos integrados;
• Planejar e desenvolver nopapel uma possível solução para o projeto;
• Definir e adquirir os componentes a serem utilizados nos sistemas do projeto;
• Montar os circuitos estudados em dois protoboards e elaborar testes de validação das soluções;
• Reunir semanalmente com o orientador para a verificação do andamento do projeto, orientações gerais e entrega dos relatórios;
• Elaborar relatório final.MEMÓRIA

Memória é a parte do sistema onde são armazenados os dados e instruções necessários a realização das operações efetuadas pelo computador, é o equivalente a milhares de registradores, cada um armazenando uma palavra binária. Além da memória de semicondutor, que o dispositivo a ser apresentado neste trabalho, há outros dispositivos para armazenamento de informação que também podem sercitados: Cartão de papel perfurado, fita magnética e disco magnético.

Dentre os vários tipos de memórias são mais comuns as memórias RAM e ROM.

O tipo usado e apresentado neste trabalho é a memória RAM, que possui a característica de podermos acessar qualquer registrador de modo aleatório, sem antes percorrermos toda a sua estrutura de endereços até chegarmos na informaçãodesejada, por isso, são conhecidas como "Memórias de Acesso Radômico (Random Access Memory)". A RAM também é conhecida como memória de leitura e gravação, a qual é um tipo de memória utilizado para ler e escrever dados binários, é utilizada para armazenar informações temporárias que serão modificadas durante a execução do programa, os dados armazenados na RAM serão retidos apenas enquanto a fontepermanecer ligada, sem alimentação essas informações serão perdidas pois essa é uma memória volátil.

Neste trabalho foi utilizada a RAM estática por ser uma memória que não necessita de circuitos adicionais em um microprocessador, e as informações permanecem registradas enquanto não houver nova escrita e a alimentação for mantida constante, assim o biestável permanece travado e pode armazenar...
tracking img