Projeto trofeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


O Objetivo deste trabalho é mensurar quais os principais fatores que causaram o fracasso do Projeto Troféu, e quais as recomendações e cuidados que os lideres e os envolvidos nos projetos tenham para evitar erros no planejamento e estruturação dos projetos, que neste caso causou um grande prejuízo a empresa, pois teve um atraso em mais de um ano para conclusão, casando umestouro no orçamento em mais de 40% do previsto, além da insatisfação de seu cliente.


2. O Projeto Troféu
O mal sucedido Projeto Troféu apresentava problemas desde o início. Reichart, que era um gerenciador de projetos em nível de assistente, havia sido envolvido no projeto desde o início de sua concepção. Quando o Projeto Troféu foi aprovado pela organização, Reichart foi alocado como ogerenciador desse projeto. A programação começou a escorregar no primeiro dia, e os gastos eram excessivos. Reichart percebeu que os gerentes funcionais registravam horas de trabalho no projeto, mas dedicavam-se a seus próprios projetos domésticos. Quando Reichart reclamou disso, lhe foi dito para não intrometer-se na alocação de gastos e de recursos das áreas funcionais. Depois de cerca de seis meses,solicitaram a Reichart que elaborasse um Relatório de Progresso diretamente ao pessoal corporativo e da divisão.
Reichart aproveitou essa oportunidade para lavar sua alma. O relatório argumentava que o projeto havia sido planejado para atrasar em um ano o cronograma. A equipe de Reichart, liberada pelos gerentes funcionais, era inadequada para o ritmo requerido, combinando deixar para trás otempo já perdido. Ao refazer a Estimativa para Completar o projeto naquele momento, já apresentava um estouro de custos de 20%. Esta foi a primeira oportunidade para Reichart contar sua história a pessoas que estavam em posição de corrigir o problema. O resultado da avaliação sincera e cândida de Reichart era fácil de prever. Os descrentes finalmente viram a luz, e os gerentes funcionais compreenderamque tinham que desempenhar o papel a fim de que o projeto fosse concluído. A maioria dos problemas haviam sido expostos e poderiam ser corrigidos desde que fornecidos os recursos e o pessoal requerido. Os dirigentes corporativos determinaram a remediação imediata e apoio, de modo a dar a Reichart a chance de alavancar seu programa.
Os resultados ficaram aquém do esperado. Ele não mais respondiaao Project Office; respondia diretamente ao Diretor de Operações. O interesse da corporação pelo projeto tornou-se muito intenso, requerendo reuniões todas às segundas-feiras, às 7h00 para rever a situação e os planos de recuperação. Reichart viu-se gastando mais tempo preparando relatórios e análises para essas reuniões do que gerenciando o Projeto Troféu. A principal preocupação da corporaçãoera recolocar o projeto dentro do cronograma. Reichart gastou horas preparando um plano de recuperação e revendo a necessidade de homens-hora para trazer o programa de volta à programação original.
De modo a acompanhar de perto a evolução do projeto, foi alocado um assistente gerenciador de projeto. Esse assistente determinou que a cura certa para o Projeto Troféu era computar os vários problemas eo acompanhamento da execução em um programa complexo por computador. A corporação liberou 12 membros adicionais para a equipe, de modo a desenvolver o novo software. Em meio a isso, nada mudava. Os gerentes funcionais continuavam não fornecendo os recursos necessários para a recuperação, na suposição de que a ampliação da equipe de Reichart serviria exatamente para isso.
Depois que $50.000 foramgastos no desenvolvimento do software, percebeu-se que os objetivos dos projetos não seriam gerenciados pelo software. Reichart discutiu o problema com um fornecedor de informática, descobrindo que seriam necessários mais $15.000 para programar a capacidade adicional e completar o desenvolvimento. Levariam duas semanas ainda para conduzir essa atividade. Neste momento, decidiu-se abandonar o...
tracking img