Projeto Tereapeutico

5110 palavras 21 páginas
Plano de Ação do projeto Terapêutico Resgatar

INTRODUÇÃO

O Projeto Resgatar trabalha em parceria com os CAPS que representam estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial, que se responsabilizam por atender indivíduos com transtornos psiquiátricos graves, desenvolvendo programas de reabilitação psicossocial. Entende-se por reabilitação psicossocial a possibilidade de reverter um processo desabilitador através do aumento da contratualidade social do indivíduo com o mundo.
A assistência é prestada a uma população adulta com transtornos mentais graves e persistentes, causadores de importante grau de desabilitação, ou seja, limitação ou perda de capacidade operativa. O atendimento abrange regime intensivo, semi-intensivo e não intensivo.
Trabalhamos também com a PMMG

1.1 OBJETIVO GERAL
1.2 - Promover a manutenção dos usuários no melhor nível de funcionamento e máximas condições de autonomia possível, para cada caso, evitando novas internações e visando a reintegração no seu grupo social, integrando a família ao tratamento dos adictos.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Reduzir os sintomas: farmacologia, grupos terapêuticos, apoio familiar;
Reduzir a Iatrogenia: diminuindo e eliminando sempre que possível às consequências físicas e comportamentais da institucionalização prolongada.
Promover a competência social e profissional;
Reduzir o estigma;
Apoiar a familiar e seu grupo social;
Promover autonomia.

1.3 POPULAÇÃO-ALVO

Usuários com transtornos psíquicos graves e persistentes, reintegração de Dependentes Químicos no meio social através de um programa terapêutico adotado pela Clínica Terapêutica Resgatar.
Este modelo consiste em uma conscientização dos residentes, para que os mesmos possam reencontrar seus valores familiares, sociais, espirituais e culturais.
Proporcionar tratamento especializado visando à recuperação e a reintegração Social de Dependentes Químicos e seus

Relacionados