PROJETO TERAP UTICO SINGULAR EM SA DE DO IDOSO PARA CASOS COMPLEXOS DA EQUIPE 3 DA UBS VIT RIA ONDE A ABORDAGEM CL NICA TRADICIONAL N O OBTEVE SUCESSO

1720 palavras 7 páginas
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR EM SAÚDE DO IDOSO PARA CASOS COMPLEXOS DA EQUIPE 3 DA UBS VITÓRIA ONDE A ABORDAGEM CLÍNICA TRADICIONAL NÃO OBTEVE SUCESSO
APRESENTAÇÃO
O território de cobertura da UBS Vitória possui uma população adscrita com muitos idosos, principalmente a Equipe 3, onde quase 50% dos moradores cadastrados estão na faixa etária de 60 anos ou mais. Muitos desses idosos são portadores de comorbidades, moram sós ou com cuidadores, fazem uso de polifarmácia ou têm algum grau de fragilidade.
Com base no pressuposto de que as outras equipes da unidade têm casos iguais ou semelhantes ao relatado no presente PI, surge a proposta de construção de um PTS que possa ser útil às demais equipes que atuam na ESF da unidade.
JUSTIFICATIVA
A clínica médica antiga partia do pressuposto de que o diagnóstico de que uma doença sempre tem um princípio universalizante e generalizado para todos, isto é, acontece de modo regular e produz sintomas iguais em todas as pessoas. Parte da premissa de que nada no universo ao redor do indivíduo que adoece interfere no curso e/ou desenvolvimento da doença.
Partindo do princípio de que não só médicos fazem a clínica, mas todo profissional de saúde, faz cada um a sua clínica, o SUS apresenta a proposta da CLÍNICA AMPLIADA, onde o sujeito não é visto diagnosticado ou tratado em pedaços fragmentados, mas sim como um todo; uma pessoa adoecida, com uma história de vida passada, vivendo numa família, numa comunidade, empregado ou não, feliz ou não. O sujeito adoecido possui um passado e um presente que interferem diretamente no curso da doença.
O PTS é um dispositivo de extrema utilidade na clínica ampliada, pois traz uma proposta de mudança de abordagem do paciente para um modo integral, em todas as suas dimensões (biopsicossociais e políticas, segundo Oliveira, 2007).
Assim, o PTS vem ao encontro dessa proposta de condutas terapêuticas articuladas, com uma avaliação interdisciplinar do sujeito adoecido (podendo ser extensivo a grupos ou

Relacionados