Projeto tecnologia assistiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARIA FERNANDA FERREIRA LIMA,
MARIA JOSÉ MIRANDA ROSA,
PRISCILA MANOEL DOMICIANO,
TEREZINHA SANTOS LUCAS.

GRUPO AMO À EDUCAÇÃO INFANTIL



EDUCANDO A CRIANÇA PARA UM MEIO AMBIENTE MELHOR











ESPIRITO SANTO
2010

APRESENTAÇÃO

Partindo das observações freqüentes dos educadores e relatos sobre as dificuldades de se conviver, reconhecer e valorizaras diferenças, que atrapalham o desenvolvimento das aulas e acarretam prejuízos ao aprendizado do alunado, propomos à realização de um projeto que assegure o direito a diferença ensine a escola a incluir ao invés de resistir à inclusão. Pelo direito de ser sendo diferente, a instituição CMEI Ayd Miguel Sad, localizada no município de Marataizes E.S., trabalha com média de noventa alunos de 06meses a seis anos, muitos alunos de baixa renda. Com bom desenvolvimento e de fácil interação a escola busca um ensino de qualidade para todos os alunos, exige novos posicionamentos do ensino, os professores aperfeiçoem as suas práticas e buscam a superação de barriras que impedem o pleno desenvolvimento do aluno.

JUSTIFICATIVA

A temática escolhida possibilita às pessoas com deficiência visual abusca de seu desenvolvimento e o exercício da sua cidadania. Além de proporcionar um ambiente de trocas entre todos que convivem com pessoas acometidas por essa condição.
Portanto as leis representam um caminho para a promoção e a garantia de igualdade social. Direitos humanos, democracia e acessibilidade são indissolúveis, pois representam o respeito e a valorização da diversidadehumana, como instrumento de bem-estar e de desenvolvimento inclusivo, assim as decisões governamentais, as políticas públicas e os programas são indispensáveis para impulsionar uma nova atitude de pensar e de agir.






1.TEMA:

EDUCANDO A CRIANÇA PARA UM MEIO AMBIENTE MELHOR

2. PÚBLICO ALVO:

O público para qual destinamos projeto será os noventa alunos da educaçãoinfantil e 1 º ano de sala comum, incluindo os alunos com baixa visão.

3.OJETIVOS
OBJETIVO GERAL:

Proporcionar à pessoa com ou sem deficiência visual maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação da comunicação, mobilidade, controle do seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, competição, e integração com a família, amigos e sociedade.

OBJETIVOSESPECÍFICOS:

* Propiciar aos participantes seja deficientes visuais ou videntes, um momento de experimentação de como se dá a construção da emancipação e da autonomia nas tarefas diárias.
* Estimular os sentidos auditivos, gustativos, olfativos, táteis e sinestésicos do aluno e utilizá-los não só na exploração dos conteúdos específicos da aprendizagem formal, como também nas atividades gerais davida diária, na orientação e mobilidade.
* Proporcionar aos participantes vivências corporais onde os sentidos, excluindo-se o visual, reconfigurem-se na intenção de conhecer, explorar e caminhar num ambiente fechado.

4. MATERIAIS

* Utilizar brinquedos coloridos (jogo da memória, quebra cabeça) contrastantes, atraentes visualmente que despertem o interesse visual ao aluno;
*Utilizar livros de histórias com letras grandes e contraste (8 histórias de animais e seus filhotes.)
* Nas aulas de informática, orientar a melhor posição do monitor, que deve ficar próximo à visão do aluno e o uso de softwares de caracteres e recursos audíveis; Computador, cd rom, cd e OA fazenda rived.
* Estimulação da escuta por meio de discriminação de sons, músicas, dentre outros.* Material de sucata (vidros descartáveis, rolo de papel, caixas de diferentes tamanhos, )
* Lápis de cor, de escrever, giz de cera, pincel atômico, canetinhas.
* Durex colorido, fita dupla face, fita PVC.
* Papel Kraft, cartolinas cores variadas, papel dupla face.
5. MÉTODOS
* Reunião como os professores e demais profissionais da escola para apresentação e execução do...
tracking img