Projeto tcc soluçõesdemapemaneto

835 palavras 4 páginas
FACULDADE METODISTA GRANBERY - FMG CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC PROJETO DE TCC Título: Persistência em Software Orientado a Objetos: Soluções de Mapeamento Tipo: ( X ) Monografia ( ) Desenvolvimento de Sistema de Informação Equipe Aluno Marcelo Santos Daibert Orientação Orientador: Marco Antônio Pereira Araújo Co-Orientadora: Alessandreia Marta de Oliveira Julio Instituição: FMG Instituição: FMG Matrícula 2002102013 Área: Orientação a Objetos

Justificativa Objetivos Gerais
O objetivo deste trabalho é estudar os frameworks para persistência de objetos em SGBD Relacional, disponíveis para a linguagem de programação Borland Delphi. Estes frameworks utilizam-se de um esquema de mapeamento para determinar quais as propriedades dos objetos serão mapeadas para campos e tabelas da fonte de dados. O que significa que campos e tabelas serão utilizados para persistir dados dos objetos, e os mesmos serão utilizados para popular as propriedades dos objetos quando recuperados. Objetiva também o estudo e aprendizado das tecnologias: desenvolvimento orientado a objetos, SGBD relacional e SGBD objeto relacional.

Objetivos Específicos
Neste trabalho será desenvolvido um estudo exploratório dos frameworks visando esclarecer algumas questões para a persistência dos objetos. Neste estudo serão analisados os seguintes requisitos: Versões do Delphi suportadas; Compatibilidade com SGBD Relacional; Tratamento de OIDs (Object Identification); Mapeamento; Associação / Composição / Agregação; Herança; Coleção de Objetos / Listas; Recuperação de Objetos no SGBD Relacional; Custo. Em cada um destes requisitos acima, serão realizadas explanações comparativas entre requisitos propostos por teóricos.

Os frameworks analisados serão os seguintes disponíveis para a linguagem Delphi: DePO (Delphi Persistent Object); IO (Instants Objects); TiOPF (TechInside Object Persistence Framework); Bold for Delphi; ECO (Enterprise Core Objects).

Relacionados