Projeto Tcc 1 D Bora Peixoto Salvo Automaticamente

1945 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE BACHAREL EM ENGENHARIA QUÍMICA

BIOGÁS: ENERGIA LIMPA PRODUZIDA EM ATERROS SANITÁRIOS

ORIENTADA: DÉBORA DOS SANTOS PEIXOTO

ORIENTADOR: ANDRÉIA BOECHAT DELATORRE

MACAÉ
2015

1. INTRODUÇÃO

O Biogás é uma mistura gasosa formada principalmente por metano e dióxido de carbono. Ele é gerado através da decomposição anaeróbia da matéria orgânica, sendo essa matéria orgânica resíduos sólidos que são depositados em aterros sanitários, efluentes industriais e esgotos domésticos. Quanto maior for a fração de metano, maior será a energia que o Biogás terá. (BIOGÁS, PESQUISAS E PROJETOS NO BRASIL. 2006)
Com uma população de 200,4 milhões de habitantes (IBGE, 2013) o Brasil é um grande produtor de lixo. Atualmente, os aterros sanitários são a forma mais adequada de armazenamento e tratamento desses resíduos sólidos, principalmente por ser viável economicamente, também por sua simples execução e pela sua grande absorção. Assim eles se caracterizam como as principais fontes de metano liberado na atmosfera contribuindo para o efeito estufa. Sem falar dos danos que os aterros causam a saúde dos seres vivos e toda a vida existente em geral. (A ENERGIA DO LIXO, 2008)
O Biogás além de ser gerado por esgotos é também gerado por toda essa matéria orgânica dos aterros – que será a parte a qual esse trabalho tratará-, e além do metano e do dióxido de carbono, aparecem outros constituintes em porcentagens menores como o hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, amônia, monóxido de carbono e enxofre. Pode-se concluir que o Biogás gerado nos aterros trás muitos problemas por causa de tantos constituintes tóxicos, porém há uma boa notícia, que muda toda a visão em relação ao Biogás, o metano pode ser captado é transformado em energia limpa. (A ENERGIA DO LIXO, 2008)
Todo esse Biogás vira solução a partir do momento em que ele é tratado. Dessa forma, além de modificar o descarte do lixo, que diminuiria os impactos

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas