Projeto tartaruga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1389 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Tamar


O Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas no Brasil, chegou ao ano 2000, completando 20 anos com muito sucesso: foram quase 4 milhões de filhotes protegidos, das cinco espécies que desovam no litoral brasileiro: tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), cabeçuda (Caretta caretta), verde (Chelonia mydas), oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga de couro(Dermochelys coriocea), todas elas na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Em comemoração aos 20 anos, o Projeto Tamar, hoje institucionalmente ligado ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis -, editou um livro, produziu um vídeo e vem montando exposições comemorativas. A primeira delas aconteceu em junho deste ano, no Shopping Abasto, o maior de BuenosAires, na Argentina. A exposição está agora na cidade de São Paulo, no Parque Água Branca, onde ficará até o dia 10 de dezembro. Em quatro mil metros quadrados, é possível ver tanques com filhotes, painéis educativos, CD-roons sobre o Projeto, réplica de ovo gigante de tartaruga, a reprodução de um cercado de incubação de ovos e uma loja com os produtos da marca Tamar.

Outra novidade é a nova baseinstalada no Complexo Turístico Costa do Sauípe, a 70 quilômetros de Salvador, no litoral norte da Bahia. Aliás, está é a região do litoral brasileiro onde mais desovam as espécies cabeçuda e tarataruga de pente.

O sucesso do Tamar rendeu-lhe prestígio internacional e garantiu convênios de intercâmbio e cooperação técnica com diversas entidades científicas como WWF (Fundo Mundial para aNatureza), Widecast (Conservation International, Wider Caribbean Sea Turtle Network) e University of Flórida, nos Estados Unidos e FZS (Frankfurt Zoological Society), na Alemanha. O trabalho do Tamar obedece a normas estabelecidas pela IUCN - União Internacional para Conservação da Natureza.

Para Guy Marcovaldi, coordenador nacional do Projeto Tamar, o mais importante "é que a tartaruga marinha, há20 anos, era uma animal que se olhava e pensava em comer. Hoje, ela virou um símbolo brasileiro, de preservação da natureza e orgulho para muitas vilas que a protegem, como a Praia do Forte (BA), Comboios (ES) e outras tantas."


A PRIMEIRA SEMENTE

No final da década de 70, as tartarugas marinhas foram incluídas em uma lista do IBDF - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - deespécies ameaçadas de extinção. Esses animais estavam desaparecendo rapidamente devido à captura em atividades de pesca, matança das fêmeas e destruição dos ninhos nas praias. Em 1980, iniciou-se um levantamento da situação das tartarugas marinhas por toda a costa brasileira, através de entrevistas feitas com pescadores, moradores, prefeituras e universidades. O levantamento durou 2 anos e foi capazde identificar os principais problemas relativos à sobrevivência, as espécies, os locais de desova e os períodos de reprodução. A partir de então, as bases de campo começaram a ser implantadas e hoje, elas somam 21 distribuidas em 8 Estados, divididas em: áreas de alimentação, onde as taratarugas crescem e se alimentam e onde o Tamar desenvolve programas de conservação, salvamento em artes depesca e pesquisa; áreas de desova, onde são desenvolvidos trabalhos de conservação e pesquisa de espécies, e áreas mistas, onde ocorrem os dois casos anteriores. A base mãe e sede nacional do Projeto se encontram na Praia do Forte (BA).

Além dos programas de conservação, salvamento e pesquisa, o Tamar realiza trabalhos com as comunidades locais, envolvendo-as na conservação das espécies, atravésda educação ambiental, integração social, desenvolvimento de fontes alternativas de renda e incremento do turismo ecológico. O trabalho das comunidades foi fundamental para o sucesso do projeto e o caçador das tartarugas acabou se tornando um defensor. São cerca de 400 pessoas diretamente envolvidas, 80% delas pescadores e familiares.

Em seu terceiro ano, o TAMAR passou a ser patrocinado pela...
tracking img