Projeto tamar e mazunte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Projeto TAMAR foi implantado com o intuito de combater a cultura de alimentar-se de tartarugas marinhas, que ocorreu durante séculos. Essa prática levou os animais aorisco de extinção, momento onde se deu a criação do Projeto, que eliminou essa caça em diversas regiões.
Porém, como muitos viviam da pesca de tartarugas, a população passou aficar desempregada e sem recursos para se alimentar. O projeto passou a criar confecções e oficinas de aprendizado para estimular a população e gerar empregos, os capacitandopara a implantação de práticas sustentáveis, que permitiria estimular a economia sem que se degradasse a região. Isso trouxe a prática de agricultura sustentável, doecoturismo e diminuiu o índice de carência da população e de poluição do mar, e tudo isso sempre acompanhado de um orientador do Projeto que geralmente passa a viver na comunidade etorna-se um porta-voz, ajudando todos a lutar por condições mais dignas.

Com o mesmo objetivo do Projeto TAMAR , o Projeto Mazunte (México) tinha como objetivo acabar coma pratica de caça as Tartarugas, que ocorria não apenas com o objetivo de alimentar mas de se utilizar da pele, casco, e o que fosse possível.
Porém com a proibição muitaspessoas ficaram sem emprego e os pescadores passaram a procurar emprego fora da comunidade, deixando suas mulheres em casa.
Nesse cenário, os desenvolvedores do ProjetoMazunte viram a mulheres como um empreendedor em potencial, e dessa maneira criaram uma cooperativa de cosméticos naturais, onde passaram a oferecer toda a assistência paraaprendizado e orientações do negocio. Atualmente, mesmo em baixa temporada as vendas são altas, e trouxe um desenvolvimento para a região, além de maior autonomia para as mulheres.
tracking img