Projeto Tamar registra recorde de tartarugas femeas gigantes

1925 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE

Trabalho Final da Disciplina
Gerenciamento de Projetos em Meio Ambiente

Vila Velha, E.S.
2013
Aluno: zilmar dias

Projeto Tamar, registra recorde de tartarugas fêmeas gigantes.

1- Introdução

O Projeto Tamar registrou recorde no país de tartarugas marinhas gigantes fêmeas (Dermochelys coriácea) encontradas desovando nas praias de regência, Povoação e Pontal do Ipiranga, no município de Linhares, Norte do Espírito Santo. Na atual temporada, foram marcadas 27 fêmeas da espécie gigante, 11 a mais do que na última temporada. Os dados são da base do Tamar que fica na Reserva Biológica de Comboios, considerada a única área regular de desova desta espécie de tartaruga no Brasil.

1.1- Missão

O Projeto Tamar foi criado em1980, pelo instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no IBAMA-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje é conhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental. Desde então, a expressão Tamar passou a designar o Programa Brasileiro de Conservação das tartarugas marinhas, executado pelo Centro Brasileiro de proteção e pesquisa das tartarugas Marinhas-Centro Tamar, vinculado à diretoria de Biodiversidade do instituto Chico Mendes da Biodiversidade-ICMBio, Órgão do Ministério do Meio Ambiente.

2 - Exposições sobre o Projeto

O planejamento tem como linhas de atuação a ampliação do conhecimento científico sobre as espécies, promoção da inclusão social das comunidades que vivem nas áreas de atuação dos projetos, programas de educação ambiental e fortalecimento de políticas públicas, atividades de comunicação sobre sustentabilidade e outras.

2.1 - Sobre os resultados do Projeto

O Projeto

Relacionados

  • Crescente fértil
    152253 palavras | 610 páginas
  • Resumo resumido
    194234 palavras | 777 páginas
  • historia da africa vol I
    347677 palavras | 1391 páginas