Projeto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1239 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.gte.xpg.com.br/Teatro/TeatroeCia2.html

Como deve funcionar um Grupo de Teatro

Um grupo teatral não deve se limitar apenas em teatro e música mas pode se tornar em um grande laboratório de idéias ( bem elaboradas e planejadas ). Ex: mutirão de consertos, grupo de apoio, grupo de estudos, intercâmbio, momentos de lazer, etc, segundo o dom de cada um. Deve-se dividir tarefas para nãosobrecarregar apenas uma pessoa ( e isso acabou acontecendo com nosso líder ), ter sempre em mente que somos um corpo onde cada membro tem uma função específica ( Dom + Talento= Ministério ) trabalhando juntos para um bem comum, ou seja, edificação da igreja e adoração ao Senhor.
Uma das preocupações junto aos grupos de criação é que não prevaleça apenas à vontade de aparecer em um palco, mas simque a arte teatral seja encarada com a seriedade que exige e que possamos sempre nos lembrar de oferecer nossos corpos como adoração a Deus. As pessoas que assistem tem de se identificar com a representação e para isso o grupo deve procurar passar a mensagem com o máximo de clareza e verdade, e também estar sensível à voz de Deus.

O que diferencia o Teatro Evangélico do secular é a presença doEspírito Santo em nós.

1° PASSO:

      É a escolha de pessoas que realmente gostem de expressões artísticas e interpretações de papéis, mesmo que sejam tímidas ou não levem muito jeito, pois com exercícios podem surgir ótimos atores e atrizes, revelações. Estas pessoas devem se submeter a uma liderança sadia e com princípios bíblicos. Ser responsável, ou seja, uma vida de bom testemunho, quanto ahorários e funções, e ter vida diária de devocional ( orações e leitura bíblica ). Você não deve ser integrante de um grupo de teatro se a sua principal intenção é ficar mais conhecido entre os membros de sua igreja, e os demais, entre somente se você tem amor ao ministério, pois todos que entram sem o verdadeiro interesse de evangelizar acabam desistindo, saem depois de alguns meses, ou como nóscostumamos dizer "caem por terra".

CORTINAS, MICROFONES E CENÁRIOS

      Tudo isso poderá ser perfeitamente dispensável se você for criativo e tiver boa impostação de voz. Se você disser com excelente expressão facial e corporal juntamente com bom nível de voz e dicção: " Mas que lindo esse arcoíris ! ", o público verá o arco-íris através de você. Faça exercícios de mímica ( peça de qualquer gênero,em que o(s) ator(es) se manifesta(m) simplesmente por gestos, expressões corporais ou fisionômicas, prescindindo da palavra e da música, que podem ser, também, sugeridas por meio de movimentos, mímica.) e assim não será difícil criar de maneira invisível aos olhos, mas visíveis a mente, todos os acessórios de cena, espelhos, copos, armas, animais, cadeiras, etc. Também pode haver um coringa nogrupo que consiste em uma pessoa fazer vários papéis.

DICÇÃO
1) Melhore a impostação de voz lendo textos variados em alta voz.
2) Nunca fale em público de cabeça baixa.
3) Não se apresse na interpretação.
4) Ponha emoção no que for falar.
5) Faça com que o rosto e o corpo se completem.
6) Nunca interprete de costas a não ser que a cena exija isso.

PEÇAS E CENAS DE IMPROVISO

     Utiliza-se dacapacidade de invenção do grupo, pega-se um fato ou idéia e aplica-se começo meio e fim. Ou então pegue idéias prontas em sites ou livros. Depois é só dar asas à imaginação, mas tendo o cuidado para que o resultado final não fuja do esperado.

PESQUISA

Ao interpretar um determinado personagem, além de decorar o texto, você deve fazer uma boa pesquisa sobre o que vai interpretar, se é um personagembíblico, político, artista, mendigo, jogador, caipira, rei, empresário, etc. Deve-se estudar o seu comportamento imaginando como tal pessoa agiria na realidade, suas vestes, hábitos, expressões corporais e tudo mais que envolve seu personagem.

ENSAIOS

      Marque quantos forem necessários e cumpra os horários, para não dar ocasião ao atraso dos outros, e se possível avise caso vá faltar ao...
tracking img