Projeto social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Duas dimensões complementares no processo de conscientização:
 - consciência de si exige reflesão. Manifesta-se através de falar, criar, afirmar, propor, inovar.
- consciência do outro, exigeatenção. Manifesta-se através de escutar, absorver, reformular, rever, renovar.
    O crescimento só da consciência do outro: alheamento. O crescimento só da consciência de si: fechamento interior,isolamento.
   Mito é ieia falsa, crença exagerada, algo irreral e supersticioso. Mito num sentido antropológico são narrativas e ritos tradicionais, integrantes da cultura de um povo.
   Consciênciareligiosa : crença em um poder superior inteligente. Verdades reveladas pela fé. A filosofia e a ciência se apoiam na razão.
   Consciência intuitiva. A intuição é um saber imediato. Intuição sensível:conhecimento imediato - leituras de mundo.
   Consciência racional. Três grandes formas de compreensão do mundo: religião, arte e filosofia. A religião apreende o mundo pela fé, a arte pela intuição e afilosofia pelo conhecimento racional.
   A filosofia desenvolveu métodos científicos baseados em experimentações. É mais teórica e não condiciona o objeto de sua análise a um laboratório deexperimentações. A filosofia pretende um conhecimento que resgate a visão de conjunto. Não busca somente a descrição objetiva da realidade, mas avalia e questiona essa realidade.
   Senso comum. o conjuntode opiniões, aceitas como verdadeiras, mas sem uma fundamentação de sua validade, recebe o nome de senso comum.
   Algumas podem esconder ideias falsas, parciais ou preconceituosas. O que caracterizao senso comum é a falta de fundamentação crítica. É um conhecimento adquirido sem uma base crítica. Em virtude da ausência da razão crítica, o senso comum se torna terreno favorável ao desenvolvimentodo fenômeno da ideologia.
   Ideologia. A palavra ideologia queria dizer ciência das ideias. Posteriormente: ideias próprias de certos grupos sociais e políticos. Por influência de Karl Marx, a...
tracking img