Projeto social copa 2014

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação de Projeto Social

Belo Horizonte - 2011

APRESENTAÇÃO DE PROJETO SOCIAL

1 - NOME DO PROJETO

Projeto Integração Jovem 2014 - IJ 2014 : Preparação de jovens de baixa renda para o mercado de trabalho durante a Copa do Mundo de 2014

2 - APRESENTAÇÃO

O seguinte projeto prevê a inclusão de jovens de comunidades carentes e baixa renda no mercado de trabalho, não apenasdurante a realização da Copa do Mundo de Futebol, que acontecerá no Brasil durante o ano de 2014, mas também deixando seu legado através da transformação na vida desses jovens beneficiados.
O projeto Integração Jovem 2014 de cunho sócio-educativo, pretende incentivar os jovens da cidade de Belo Horizonte, MG, que vivem em comunidades carentes e de baixa renda à encontrar uma oportunidade detrabalho, visando principalmente o evento esportivo. Os mesmos terão cursos básicos de idiomas, como o de língua inglesa e espanhola, noções básicas do turismo e geografia regional, informática, além de prática de esportes e movimentos artísticos.
Além de promover a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, o projeto IJ 2014, pretende afastá-los da criminalidade, drogas e do turismo sexual, jáque as aulas serão realizadas em meio período, com duração estimada de 4 (quatro) horas por dia, mantendo-os assim afastado por maior tempo da criminalidade.
A execução desta proposta, com previsão de 12 (doze) meses, antecedentes ao inicio da Copa do Mundo na cidade de Belo Horizonte, MG, vem de encontro as necessidades do município, que mesmo possuindo vários projetos sociais voltados para omesmo público, não o mesmo foco, que seria o evento esportivo, já que o mesmo promete criar em média em todo o país cerca de 710 (setecentos e dez) mil novos empregos, sendo que destes provavelmente 330 (trezentos e trinta) mil se tornariam permanentes após a Copa. O maior objetivo do projeto seria capacitar jovens para entrarem no mercado de trabalho através desta oportunidade, e consecutivamentese destacarem por sua formação no projeto.

3 - JUSTIFICATIVA

No dicionário a palavra "integração" é definida, entre outras, como "condição de constituir um todo pela adição ou combinação de partes ou elementos". O projeto Integração Jovem 2014 visa garantir um futuro melhor para esses jovens que nem sempre têm boas oportunidades.
O Brasil tem números altíssimos de crianças e jovens debaixa renda que vivem em bairros sem estrutura, que estão afastados da escola, convivendo num ambiente de extrema violência e de poucas ou nenhuma oportunidade de atividades que ocupem seu tempo e os desenvolvam cultural, social, física e intelectualmente. O IJ 2014 visa tirar esses jovens do convívio com a violência urbana no ano que precede a Copa do Mundo de Futebol e prepará-los para o mercadode trabalho durante e após o evento, trazendo melhorias em seu desenvolvimento social e cultural e melhor capacitação no mercado de trabalho.

4 - OBJETIVOS

A - OBJETIVO GERAL
Implantar no município de Belo Horizonte, MG, um projeto que possibilite a inclusão de jovens moradores de comunidades carentes e de baixa renda no mercado de trabalho, como conhecimentos nas áreas turísticas,culturais e regionais do município e região, além do aprendizado de outros idiomas, inclusão digital e a pratica de esportes e lazer. Promovendo assim capacitação para que estes sejam capacitados à encontrar um emprego durante a Copa do Mundo e posteriormente consigam se manter no mesmo.

B - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Implantar um laboratório de informática com atendimento priorizado para os jovenscom a finalidade de promover a inclusão digital dos mesmos;
- Ensinar outros idiomas, como o inglês e espanhol, além de noções básicas do turismo local para esses alunos capacitando-os para melhor receberem e acompanharem os turistas, durante a Copa.
- Introduzir a cultura, o esporte e o lazer para estes jovens
- Fazer com que estes passem menos tempo nas ruas, tendo menor contato com a...
tracking img