Projeto sobre uso do facebook

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
03
Introdução

Na contemporaneidade os conhecimentos estão se tornando cada vez mais necessários. A sociedade exige que nos tonemos cientistas, para tentar equalizar o mundo as tecnologias, pois são ações inovadoras e importantes à capacitação de cada indivíduo.
O tempo pede, a sociedade exige, as coisas estão em transformações constantes a todo vapor, a sociedade cobra a todo o momento,que as pessoas tomem atitudes e equalize-se no tempo e no espaço para não ficarem para trás.

Atualmente, o avanço no conhecimento científico tornou possível o aparecimento de novas tecnologias voltadas para o adensamento das possibilidades de comunicação e informação entre as pessoas. Estas são conhecidas em conjunto como TIC e vieram para ficar. Os desdobramentos de suas aplicações, bemcomo, a sua exploração pelo mercado produtivo e a implantação em todos os setores, deram origem a um novo modelo social globalizado identificado, internacionalmente, como Sociedade da Informação. (CASTELLS, 2003).

Nesse sentido cabe reparar o grande avanço da tecnologia levando a humanidade aos meios de comunicações mais inovadores e técnicos, tornando possíveis uma serie de acontecimentos outroraimpossíveis.

As TICs possuem inúmeras potencialidades que podem e devem ser utilizados no meio educacional, porem é importante saber como e porque usar.

O simples uso da tecnologia não garante a melhoria do processo de ensino aprendizagem. Seria uma impropriedade admitir que o computador por si só seja um ambiente de educação, por meio de seus recursos e pela forma como disponibilizaos materiais instrucionais para os estudantes, o que não é garantia de absorção do conhecimento (MOREIRA et al.,.2006), isto porque

04

ensinar não é simplesmente repassar informações, além do que o aluno não é apenas um mero receptáculo de ideias; para que a aprendizagem ocorra, é preciso uma adaptação e reconstrução das informações recebidas.

Neste sentido a proposta deste projeto éapresentar ao professor o facebook nova ferramenta importante para a construção de conhecimento colaborativo através da Web que servirá de apoio como mais uma das possibilidades das TICs para um melhor desenvolvimento das suas aulas e uma melhor iteração com os alunos e o conteúdo ministrado.

A oficina, será realizada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães através da Universidade do Estadoda Bahia - Campus VII na cidade de Senhor do Bonfim-Ba, pelos alunos graduando de Licenciatura de Ciência da Computação cujo público alvo será os professores das escolas públicas da cidade supra citada.
Tem como objetivo orientar os docentes no sentido de criar e utilizar o ambiente das redes sociais como mais uma ferramenta pedagógica, refletindo sobre sua utilidade e como transformá-lo em umrecurso para a sala de aula.

2. Objetivos

2.1 Geral

Apresentar formas, aplicações e potencialidades da ferramenta do Face de forma efetiva para possibilitar aos professores e alunos do ensino médio a construção do conhecimento de maneira colaborativa e solidária promovendo assim, estímulo, interação.

05

2.2 Específicos

Desenvolver as habilidades necessárias para o manuseiodo Face.
Estimula a formação de equipe e uma abordagem baseada em equipe para oportunizar o pensamento crítico.
Possibilitar habilidade de comunicação social.
Criar um ambiente dentro do Face para uso dos professore e alunos na escola.

3. Referencial Teórico

A Face constitui uma excelente ferramenta para discussões temáticas, reflexões, sínteses e construção deconhecimento/aprendizagem. No modelo que se apresenta sugere-se que haja um ambiente para todas as disciplinas e que podem ser aprofundadas as diversas temáticas, com a participação de todos, quer pela interação nos projetos quer por discussões temáticas.

A tecnologia colaborativa é uma estratégia que encoraja e estimula a participação do estudante e do professor no processo de ensino – aprendizagem e que...
tracking img