Projeto sobre os sistemas do programa bolsa família e farmácia popular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

Os programas de assistência social criados pelo governo, como o Bolsa Família e a Farmácia Popular são de grande importância para o bem estar dos cidadãos brasileiros, é uma maneira de garantir as necessidades básicas das pessoas mais carentes, como acesso a saúde, educação e alimentação. Mas para que esses projetos obtenham êxito, é necessário a aplicação de sistemas eferramentas para controle, planejamento, organização e principalmente para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão, acompanhando de forma continua os dados e informações através de índices e relatórios.
No programa do Bolsa Família, os gestores podem contar com ferramentas importantes de apoio, que são: o sistema bolsa família, que é de fácil acesso e disponível através da Internet e oSISVAN-WEB disponível em: www.saude.gov.br, onde são gerados relatórios para que haja um acompanhamento detalhado. No programa de Farmácias Populares existem o Banco de Preços em Saúde (BPS) e o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica que são aplicativos essenciais para o controle e distribuição dos medicamentos de forma eficaz e eficiente.















2 O Programa BolsaFamília

O bolsa família é um programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140,00 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro o acesso aos direitos sociais básicos como, saúde, alimentação, educação e assistência social. É o maior e mais ambicioso programa de renda da história do Brasil, que foi criado paraenfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país, onde o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas.
As condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) são compromissos assumidos pelo poder público e pelas famílias beneficiárias na área de saúde eeducação e para que haja um acompanhamento existem aplicativos voltados para o apoio a Programas Sociais do Governo, como o sistema bolsa família e o SISVAN.

2.1 O Sistema Bolsa Família

O Bolsa Família é um sistema de informação que apóia os serviços de acompanhamento às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, possibilitando o armazenamento de dados relativos ao cumprimento dascondicionalidades e acompanhamento nutricional dos membros das famílias no atendimento nas diversas áreas da unidade. Esse acompanhamento é feito através da internet, no seguinte endereço eletrônico: http://bolsafamilia.datasus.gov.br, com uma senha fornecido pelo ministério da saúde o gestor terá acesso a todas as telas do Sistema de Informações do Programa Bolsa Família na Saúde para inserir oregistro como também realizar o monitoramento das ações e condicionalidades da Saúde

2.2 Benefícios

• Permite avaliação nutricional das fases do ciclo de vida (crianças menores de 07 anos e mulheres entre 10 e 60 anos);
• Acompanhas as condicionalidades das famílias beneficiadas (se o membro for criança menor de 07 anos, se vacinou, ou não; caso o membro seja uma mulher entre 10 e 60 anos se fezou não o pré natal);
• Descreve de maneira contínua tendências e determinantes (na área alimentar e nutricional), caracterizando áreas geográficas, segmentos sociais e grupos populacionais de maior risco.

2.3 Principais Funcionalidades

• Informa o cumprimento das condicionalidades de forma agrupada, por região, estado e município;
• Identifica, a partir da descrição do estado nutricionalda população, o caráter e magnitude dos problemas nutricionais de determinada área;
• Permite predições com base nas tendências atuais a fim de indicar a evolução provável dos problemas nutricionais.

2.4 Ambiente Operacional

Informações Técnicas Linguagem: ASP, HTML e Javascript
Banco de Dados: Oracle
Requisitos de Sistemas Hardware: IBM-PC, Pentium, 64 MB de RAM, 1000 MB em disco,...
tracking img