Projeto sobre contabilidade ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO – UNASP
DISCIPLINA: METODOLOGIA DE PESQUISA
PROFª MERCY ESCALANTE LUDEÑA

CONTABILIDADE AMBIENTAL

Aline Daniele de Souza Caldas
Alexia Gattermaier da Rocha


SÃO PAULO – SP
2012
SUMÁRIO

1. RESUMO 3
1.1 INTRODUÇÃO 4
1.2 PERGUNTA DE PESQUISA 5
1.3 OBJETIVO GERAL 51.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
1.5 RELEVANCIA DA PESQUISA 5
2. MARCO TEÓRICO 6
2.1 CONTABILIDADE AMBIENTAL 6
2.2 BENEFICIOS TRAZIDOS PELA CONTABILIDADE AMBIENTAL 8
2.3 ATIVO AMBIENTAL 10
2.4 PASSIVO AMBIENTAL 11
3. METODOLOGIA 12
3.1 TIPO DE PESQUISA 12
3.2 DADOS E INTRUMENTO DE PESQUISA 12
3.3 ANALISE DOS DADOS 13
3.4LIMITAÇÕES DA PESQUISA 14
4. CRONOGRAMA 15
5. ORÇAMENTO 16
6. REFERÊNIAS 18
7. ANEXOS 19
1. RESUMO

Com o avanço da modernização e da tecnologia cada dia mais as empresas vem utilizando recursos naturais em suas produções de bens e serviços. Pensando nisso a contabilidade ambiental visa diminuir os danos causados ao meio ambiente em decorrer dautilização do ar, da água, e do solo, podendo assim com a contabilização do patrimônio ambiental, restaurar o que até então só era explorado. Essa alternativa esta sendo muito bem aceita nas organizações, pois através de muitos estudos ficou certificado que era necessário preservar e reabilitar a as áreas exploradas. E com isso as organizações ainda geraram lucros através dos materiais reaproveitadosque antes eram descartados e poluíam o meio ambiente.

2.1 INTRODUÇÃO

Diante da necessidade de preservar e manter o ambiente natural, as empresas passaram a interagir proativamente com o meio ambiente. Ações como a reciclagem, reaproveitamento de matéria-prima, economia de água e de energia e até mesmo mudanças no ambiente de trabalho colaboram para o desenvolvimento sustentável dasempresas e sociedades.
Tais preocupações ambientais já foram amplamente discutidas em vários eventos nacionais e internacionais, porém nos últimos quinze anos as empresas começaram a colocar em prática ações sociais. Diante deste acontecimento, a contabilidade se deparou com a necessidade de reconhecer investimentos em eventos ambientais, e para isso foi preciso inserir na contabilidade a variávelambiental.
A questão ambiental no Brasil surgiu com maior ênfase há três décadas com a preocupação dos efeitos globais dos grandes desmatamentos, da construção de represas gigantescas, motivando a opinião publica e os governos. As provas da degradação ambiental são visíveis, ameaçadoras e crescentes. O efeito estufa, causado pelo aumento da temperatura no planeta e, consequentemente, a elevaçãodo nível dos oceanos; as chuvas ácidas, destruindo lagos e solos; o buraco da camada de ozônio, considerado o causador da elevação da incidência de radiação dos raios ultravioletas, pondo em risco a própria existência de vida na Terra.
As organizações passaram a ter um compromisso bem maior com o social, por serem exigidas pela sociedade, no sentido de contribuir para a resolução dos problemassocioeconômicos da população. Através dessas preocupações e das ações sociais colocadas em prática, queremos com este trabalho identificar quais os aspectos positivos que a contabilidade ambiental pode oferecer aos produtores de bens e serviços e ao meio ambiente.

2.2 PERGUNTA DE PESQUISA

Como a contabilidade ambiental pode ajudar a reduzir os danos causados ao meio ambiente pelosprodutores de bens e serviços?

2.3 OBJETIVO GERAL

Identificar como a contabilidade ambiental pode ajudar a reduzir os danos causados ao meio ambiente pelos produtores de bens e serviços?

2.4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.3.1 Analisar a aplicabilidade nas Empresas;
1.3.2 Conceituar contabilidade ambiental, bem como as receitas e despesas ambientais;
1.3.3 Examinar a forma de...
tracking img