Projeto sistema de resfriamento e controle de temperatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

RELATÓRIO MICROPROCESSADORES E MICROCONTROLADORES 2

PROJETO SISTEMA DE RESFRIAMENTO E CONTROLE DE TEMPERATURA

Cleber Martins Ferraz Felipe Sousa Nicolas São José dos Campos – SP, Junho de 2012.

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA

RESUMO

Este Relatório Técnico sobre o Projeto de Sistema de Resfriamento e Controle de Temperatura utilizando a plataformaArduino é apresentado como complementação do aprendizado adquirido na disciplina de Microcontroladores e Microprocessadores 2, no Curso de Engenharia Elétrica, na Universidade do Vale do Paraíba.

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA SUMÁRIO OBJETIVO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO METODOLOGIA PPROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS RESULTADOS CONCLUSÕES E RECOMENSAÇÕES REFERÊNCIAS

UNIVERSIDADE DO VALE DOPARAÍBA OBJETIVO O objetivo deste trabalho é desenvolver um projeto de Sistema de Resfriamento utilizando a Plataforma Arduino.

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA INTRODUÇÃO Este projeto demonstra o protótipo de um Sistema de Resfriamento, utilizando uma plataforma Arduino. No qual a temperatura é capturada através do sensor LM35 e as informações são transferidas ao computador pela plataforma Arduinopara realizar o controle do resfriamento do sistema, através do Cooler. O projeto é abrangente sendo possível a sua utilização/modificação para diversos segmentos voltados ao controle e medição de temperatura de ambientes climatizados e sistemas de processo onde é necessário um controle de temperatura e/ou resfriamento.

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA DESENVOLVIMENTO

Plataforma ArduinoArduino é uma plataforma open-source de prototipagem eletrônica baseada na flexibilidade com software e hardware de fácil utilização. É destinado a artistas, designers, hobbistas, e qualquer pessoa interessada em criar objetos ou ambientes interativos. O Arduino pode sentir o ambiente através da recepção de entrada a partir de uma variedade de sensores e pode afetar os seus arredores por luzescontroladores, motores e outros atuadores. O microcontrolador na placa é programado usando a linguagem de programação Arduino (baseada em ligações) e o ambiente de desenvolvimento Arduino (baseada em processamento). O software Arduino consiste em um ambiente de desenvolvimento (IDE) e as bibliotecas principais. O IDE é escrito em Java e baseado no processamento ambiente de desenvolvimento. As principaisbibliotecas são escritas em C e C + + e compilado usando avr-gcc e Libc AVR. O código fonte para Arduino é hospedado no Github. As placas podem ser construídas a mão ou comprado pré-montado, o software pode ser baixado gratuitamente. Os designs de referência do hardware (arquivos CAD) estão disponíveis sob uma licença open-source, livre para adaptações necessárias.

Placa de Programação ArduinoUNO

Sensor de Temperatura LM35 O LM35 é um sensor de temperatura para aplicação em circuitos eletrônicos. Seu funcionamento básico ocorre através de uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura, sendo assim, apresenta uma boavantagem com relação aos demais sensores de temperatura calibrados em “KELVIN”, não

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA necessitando nenhuma subtração de variáveis para que se obtenha uma escala de temperatura em Graus Celsius. O LM35 não necessita de qualquer calibração externa ou “trimming” para fornecer com exatidão, valores temperatura com variações de ¼ºC ou até mesmo ¾ºC dentro da faixa detemperatura de –55ºC à 150ºC.

A figura abaixo demonstra a ordem dos pinos:

Veja uma figura do sensor propriamente dito:

Sensor de Temperatura LM35

Cooler Cooler é o conjunto de dissipação térmica utilizado no projeto para diminuição do calor. Sua formação consiste basicamente em 2 dispositivos: 1- Ventoinha - ventilador de pequena dimensão responsável pelo fluxo de ar, fixado sobre o...
tracking img