Projeto sala de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

[pic] [pic]

E. E. CRISTINA FITTIPALDI

PROFESSORA: MARINEIDE TENÓRIO DA TRINDADE

PROJETO SALA DE LEITURA

1. INTRODUÇÃO

Inicialmente, a escola era o lugar da sala de aula, o centro das relações de ensino. A sala de aula continua sendo espaço e lugar centralizador do ensino e da aprendizagem. Entretanto,com a apliação dos ambientes escolares, a sala de aula deixou de compor os limites da escola e os demais ambientes ganharam também relevância.
Assim, a sala de leitura surge como espaço específico da escola e é um espaço culturalmente proposto a partir do projeto que o alicerça, mas é um lugar a partir do uso que se faz dele, e é também território pela subjetividade que o marca.A criação de bibliotecas e/ou sala de leitura tem sido uma alternativa para suprir as necessidades do usuário do ensino fundamental e médio em todas as instituições de ensino.
O Projeto visa atender ao alunado proveniente da E.E. Cristina Fittipaldi e, com a implantação do mesmo espera-se eficiência no apoio a esse alunado bem como a comunidade em geral, principalmente no que dizrespeito ao incentivo ao hábito de leitura, importante atividade desenvolvida sob a forma de campanhas divulgadoras, dinâmicas e trabalhos realizados na escola.
Segundo Lourenço Filho citado por Silva (1995) “Ensino e biblioteca são instrumentos complementares e ensino e biblioteca não se excluem, completam-se. Uma escola sem uma biblioteca é um instrumento imperfeito. A biblioteca semensino, ou seja, sem a tentativa de estimular, coordenar e organizar a leitura será um instrumento vago e incerto.” Visando associar esses aspectos é que o projeto leva a leitura à sala de aula e incentiva o aluno a frequentar a biblioteca; para que este tenha oportunidade e instrumentos que permitam desenvolver intelectualmente. É necessário que as crianças e jovens sejam orientados na busca deinformações, no ato da pesquisa e na escolha da leitura adequada ao seu nível de entendimento e realidade. Como ressalta Panet (1998):
Não é bastante a criança saber ler, se não se encontra o que ler, onde e que tipo de atividades da biblioteca a desperta para o desejo de continuar a ler. É mister que a criança entenda o valor real da leitura para sua educação e instrução, isto é, comomeio de armazenar informações remotas que voltarão à tona da sua memória, no momento que delas necessitar para desenvolver seus problemas.

Diante do exposto observa-se a relevância social do projeto. Minhas metas são, portanto, apresentar a leitura ao público alvo, quantificar e qualificar informações, buscar alternativas que possam responder seus anseios, transformar a sala de leituranum ambiente prazeroso, trabalhando sempre para a melhor formação desse alunado.

2. OBJETIVOS

o Orientar os usuários do ensino fundamental e médio;
o Oferecer ao usuário de ensino fundamental e médio informações atualizadas e específicas ao seu conhecimento;
o Manter o acervo atualizado para atender o público alvo.

3. METODOLOGIA

➢Conscientizar o alunado para a importância do hábito de leitura;
➢ Orientar o usuário para a importância da manutenção e conservação do material bibliográfico;
➢ Instituir o empréstimo de livros para a leitura em casa;
➢ Preparar o alunado para atuar como modelo de leitor;
➢ Envolver os alunos com livros e narração de histórias;
➢ Utilizar recursos informais;➢ Trazer a problemática do texto para a realidade do aluno;
➢ Desenvolver a criatividade e senso crítico;
➢ Conversar sobre livros: as rodas de conversa;
➢ Exploração intensiva e extensiva do texto;
➢ Elaboração de argumentos;
➢ Trabalhar com círculo de Leitura.

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - JUSTIFICATIVA

A E.E....
tracking img