Projeto rsma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Integradas Vianna Júnior
Gestão Ambiental
1º período noturno
Responsabilidade Social e Meio Ambiente


Projeto de educação ambiental na cidade de Guarani: os problemas e alternativas em relação ao lixo.

Localização geográfica:
Localizada na Zona da Mata Mineira, numa área de aproximadamente 260 Km² o município de Guarani possui pequenaselevações, morros e colinas cobertos de exuberante vegetação. A cidade é banhada pelo Rio Pomba.
O município é atravessado pela estrada MG-353, que o interliga a Piraúba – Rio Preto; pela MG -285, que o interliga a Rio Novo – Juiz de Fora; pela MG -126, que o interliga a Descoberto – são João Nepomuceno. Suas principais rodovias são BR 40 e BR 116.
O clima é tropical, com uma média térmica anual de 22,3° C. Altitudes médias entre 350 e 500 metros
A economia guaraniense encontra-se diversificada. Destacando-se culturas comerciais e de subsistência, pecuária e indústrias.
A população atual é de 9.560 habitantes (Fonte IBGE ano 2007).

Duração: 3 meses.
Diagnóstico/justificativa:
A Usina de Triagem e Compostagem de lixo foi fundada em 2001 pela prefeitura municipal de Guarani. A Usina deveriareceber o lixo pré-selecionado em seco (plástico, papel, metal, vidro), úmido (cascas de verduras e legumes, restos de comida) e rejeito (o que não pode ser mais aproveitado nem reciclado).
No entanto a Usina não recebe esse lixo separado e conseqüentemente, gera vários problemas como o percentual de rejeito, que já chegou a 72% no mês de agosto.
Diante dessa situação se propõe um projeto deeducação ambiental, visando a sensibilização dos moradores do município de Guarani sobre a importância de novos hábitos, práticas, valores e a reconstrução dos mesmos, principalmente em relação à separação do lixo para a coleta seletiva, objetivando a melhoria da coleta seletiva de lixo no município.

Objetivos:

Objetivo geral: Implantar um projeto de educação ambiental, sensibilizando apopulação sobre as causas e conseqüências da não separação adequado do lixo. Proporcionar novos valores e hábitos com o intuito de melhorar a coleta seletiva de lixo.

Objetivos específicos:

▪ Realizar palestras para a comunidade em que seja possível o conhecimento das causas e conseqüências do problema, objetivando em valores que buscam a melhor qualidade de vida.

▪ Capacitar professores parao desenvolvimento de programas nas escolas de educação ambiental tendo como tema a situação do lixo.

▪ Capacitar adolescentes para que sejam voluntários na Usina, atuando no processo de conscientização da comunidade em relação ao lixo.

▪ Capacitar os trabalhadores relacionados à limpeza da cidade a realizarem a coleta seletiva.

▪ Mobilizar a comunidade, através de palestras, rádiocomunitária, cartilhas sobre a importância da redução, do reaproveitamento e separação do lixo para coleta seletiva.


Metodologia

No período de três meses serão desenvolvidas várias atividades de Educação Ambiental no município de Guarani.

Curso para professores:
Público alvo: professores do ensino fundamental e médio.
Propõe-se a realização de um curso que oferecerá informações sobreos problemas do lixo de uma maneira geral e principalmente discutir sobre a separação adequada para uma melhoria na coleta seletiva. Também irá capacitar os professores para organizarem projetos de Educação Ambiental com os alunos.

O Curso funcionará da seguinte maneira:
▪ Será feita uma dinâmica com o objetivo inicial de conhecer a opinião de cada um sobre o meio ambiente e educaçãoambiental;
▪ Será feita uma discussão de como abordar esse tema no campo pedagógico. Ex: realização de projetos e trabalhos escolares com os alunos;
▪ Será feita uma reflexão com os professores sobre a existência do lixo na sociedade e suas conseqüências.
▪ Finalizando, os professores realização uma oficina de artes, no qual será exposta aos alunos.

Formação de voluntários:
Público alvo: todos...
tracking img