Projeto roda de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO





Introdução.................................. p 2

1. Justificativa...................... p 3


2. Objetivos.......................... p 5

3. Metas................................ p 6

4. Metodologia..................... p 6

5. Recursos........................... p 7

6. Cronograma.................... p 87. Avaliação......................... p 8

8. Fundamentação Teórica. p 9

Considerações Finais............... p10


Bibliografia............................... p11


Anexo........................................ p12




Introdução


Atualmente, as escolas trabalham com um ensino mais democratizado que viabiliza o acesso a um acervovariado, inclusive por meios digitais, e possibilita o desenvolvimento de um maior vínculo com a leitura e a ampliação do repertório cultural dos alunos.
Entretanto, barreiras oriundas dos hábitos adquiridos principalmente por intermédio da alienação veiculada nos meios de comunicação, que nos estimulam ao imediatismo, ao consumo e adequação aos modismos e impedem a motivação e disponibilizaçãode tempo para leitura.
Assim, o ato de ler torna-se uma atividade secundária, possível somente aos “supostamente desocupados” ou a “nata da erudição”. E, principalmente os clássicos, ricas fontes de sabedoria, são os mais desprezados, embora contenham ferramentas valiosas para combater o anonimato nivelador da massificação.

Segundo MACHADO (2002):

“Os livrosconseguem ser eternos e sempre novos”. Mas, que ao serem lidos no começo da vida, são fruídos de uma maneira muito especial, porque ‘a juventude comunica ao ato de ler, como a qualquer outra experiência, um sabor e uma importância particulares’.
Ou seja, não há razão para deixar de ler [...] os clássicos desde cedo. Estão à nossa disposição, com toda a opulência de seuacervo, a generosidade de sua oferta. Dispensá-los por ignorância seria uma grande perda” (p. 24).


MACHADO (2005) coloca a importância de se trabalhar com a literatura desde a tenra idade, especialmente os contos, pois conforme a autora, a leitura proporciona uma bagagem conhecimento intelectual e cultural imensuráveis em nossa vida. A leitura nos possibilita interagir com o mundo daimaginação, e nos leva a conhecer outros lugares pela descrição dos ambientes, na grande parte das vezes, a verossimilhança nos dá um imenso prazer e parte integrante da história.
Neste trabalho, nós faremos uma reflexão sobre as ferramentas que podem ser utilizadas para incentivar a construção da formação leitora em crianças do ensino fundamental II, que ainda não despertaram o interesse pelaleitura.




1. Justificativa

Segundo análise realizada nos índices apresentados pelo IBGE do Censo de 1991, Haddad.[1], pesquisador da Unicamp, afirma que:

“No Brasil, o grau de escolaridade da população têm sido menos comumente considerado como indicador do nível de alfabetismo, inclusive por insuficiência de dados. Depois de 198O, o IBGE não divulgou dados relativosa anos de estudo da população desagregados por faixa etária, o que permitiria dimensionar o analfabetismo funcional entre jovens e adultos. No Censo de 1991, o único dado disponível refere-se aos chefes de domicílios particulares. Nesse segmento, 9,52% não têm nenhum ou menos de um ano de instrução. Outros 12,93% têm apenas de 1 a 3 anos de estudo e outros 35,17% de 4 a 7 anos (tabela 1.5.2). Sefôssemos tomar o critério da escolaridade básica completa (o I grau) para estabelecer um indicador da condição de alfabetismo funcional na população, chegaríamos a um índice de 57,62% entre os chefes de domicílio do município mais rico do país.” (Haddad)


Como mudar este quadro com os escassos projetos culturais na educação, que valorizem a leitura, e os que existem colocam-na como uma...
tracking img