Projeto reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso: PEDAGOGIA
Ação docente na Educação Infantil – creche
Professora
Alunas(o) : Luciana
Jonas
Karla
Fabiane

SEMINÁRIO AV 2

PROJETO RECICLAGEM “BRINQUEDOS COM SUCATA”

2011

Projeto : Reciclagem “brinquedos com sucata”

RECICLAR É UMA ATITUDE DE CIDADANIA

[pic]

2011

SUMÁRIOINTRODUÇÃO

1. O PROJETO DIDÁTICO
1. TEMA/TÍTULO
1.2 – JUSTIFICATIVA
1.3 – OBJETIVOS
1.4 – FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
1.5 – METODOLOGIA
1.6 – ATIVIDADES
1.7 – AVALIAÇÃO
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
3. REFERÊNCIAS
ANEXOS

1.Projeto :Reciclagem

1.1-“brinquedos com sucata” RECICLAR É UMA ATITUDE DE CIDADANIA

Público Alvo : Alunos da Educação Infantil entre  04 a 05 anos de idade.

Série: Educação Infantil

Duração : 5 aulas

1.2 Justificativa : Levando-se em conta que a escola que temos é a escola que queremos e de que o conhecimento deve ser fruto da interação ,da vivência e depráticas prazerosas, criativas e inerentes ás necessidade humanas A reciclagem é uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente.Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos ,como a melhoria da limpeza da cidade , o aumento da conscientização e a diminuição da extraçãode recursos naturais .

1.3 Objetivos: Proporcionar aos alunos um espaço onde a criança possa sentir-se sujeito da ação, oportunizar práticas educativas de forma lúdica para o desenvolvimento da cidadania ativa e consciente, observar que todos somos responsáveis  pela limpeza da escola e da cidade, reconhecer a importância da reciclagem. Transformar lixo em brinquedos.

1.4Fundamentação Teórica

Vivemos atualmente a chamada "era do descartável". Todos os produtos que adquirimos vêm em embalagens que são imediatamente descartadas quando seu conteúdo é consumido. Esse material desprezado é chamado de sucata.
Considerando que cada pessoa produz em média 1kg de lixo por dia - incluindo materiais orgânicos - imagine a enorme quantidade de detritos acumulados ao longodo tempo! Agora dá pra entender por que o destino do lixo é considerado um problema tão grave. Por isso, é importante saber que existem muitas formas de aproveitar esses materiais. A mais importante delas é a reciclagem.

As crianças podem transformar a sucata em brinquedos! Além de divertida, essa atividade é uma ótima oportunidade para ensinar aos pequenos a importância da reutilizaçãodo lixo. Trabalhar com sucata também ajuda as crianças a desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso estético, além de resgatar a importância do próprio brinquedo.

“A intervenção intencional na observação do brincar das crianças, oferecendo-lhes material adequado assim como espaço estruturado, permite o enriquecimento das competências imaginativas e organizacionais infantis. Cabe asprofissionais organizarem atividades de brincar que sejam definidas como tais e que sejam diversificadas para proporcionar às crianças a possibilidade de escolherem entre as diferentes opções, elaborando de forma pessoal e independente os conhecimentos e seu estilo de trabalho no futuro.” (Referencial Curricular da Educação Infantil, pág. 23)
A finalidade de construir brinquedos de sucatas, éalém de incentivar a criança à reciclagem.

1.5 - Metodologia:

Emissão de bilhetes aos pais solicitando-lhes a colaboração com o envio de alguns materiais recicláveis para confeccionarmos brinquedos de sucata com as crianças. Relação de materiais solicitados: Bolinhas de gude; corda de varal; Garrafas pet de refrigerantes.

Desenvolvimento de trabalhos com os alunos....
tracking img