Projeto psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Municipal de Educação Infantil
PROJETO: Psicomotricidade
Eixos: Bases Psicomotoras; Estimulação Sensorial; Perceptiva e Motora; Jogos.

Por: (Professora Regente 2), (Professora Regente 2) e orientado por (Supervisora Pedagógica)






Uberlândia 2010“(...) a psicomotricidade constitui um meio auxiliar na estruturação de desenvolvimento das crianças, ligando às experiências motoras, cognitivas e socio-afetivas indispensáveis a formação do sujeito.”
(Fátima Gonçalves)












INTRODUÇÃO
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquemacorporal do indivíduo e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida . Por meio de atividades, exercícios e jogos, inferimos que as crianças, além de se divertirem, criem, interpretem e se relacionem com o mundo em que vivem. Por isso, é preciso que cada vez mais os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar, principalmenteda etapa da Educação Infantil.
Como a Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade, ela também está associada à afetividade e à personalidade, porque a criança utiliza seu corpo para demonstrar o que sente. Assim, podemos conceber a estimulação psicomotoracomo um ato de integração superior do movimento, se torna produto de uma relação cognitiva entre a criança e o meio. Então,

“(...)O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.As maneirasde andar, correr, arremessar, saltar resultam das interações sociais e da relação dos homens com o meio; são movimentos cujos significados têm sido construídos em função das diferentes necessidades, interesses e possibilidades corporais humanas presentes nas diferentes culturas em diversas épocas da história. Esses movimentos incorporam-se aos comportamentos dos homens, constituindo-se assim numacultura corporal (...)”

Na Educação Infantil, a criança tem o seu corpo como referencial na busca por experiência, formando conceitos e organizando o esquema corporal. O trabalho com foco na Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. A partirde uma intenção a criança constrói uma expressividade íntima, e daí surge a criação do movimento infantil que transforma-se em comportamento significante. Esse processo se tornará suporte para a aprendizagem escolar.
Desta forma, o trabalho pedagógico realizado através do foco na educação psicomotora com as crianças, deve se basear nas condições indispensáveis de seu desenvolvimento motor,afetivo e psicológico. Porém estas premissas fundamentais devem ser trabalhadas de maneira global, ou seja, quando todas estas nuances são consideradas, dá-se oportunidade para que a criança, por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através dos jogos a criança desenvolverá suas aptidões perceptivas e desenvolverá o controle mental de sua expressão motora. Para isso,devemos considerar atividades e jogos que respeitem e considerem os níveis de maturação biológica (saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo).

JUSTIFICATIVA

A finalidade deste projeto é desenvolver e ampliar no nosso público-alvo, as capacidades perceptivas, sensórias, motoras e cognitivas, através da estimulação psicomotora, fazendo com que a criança possa descobrir, explorar e...
tracking img